Alenquer recebe até 5 junho asFestas do Império do Divino Espírito Santo, que se realizam no concelho há mais de 700 anos.
Após dois anos de celebrações condicionadas pela pandemia de covid-19, a população volta a poder vivenciar a tradição secular, que partiu de Alenquer e hoje é celebrada em diversos pontos do globo, tendo sido inclusivamente candidata a uma das maravilhas do património imaterial nacional, em 2019.
O ponto alto está reservado para o fim de semana de 3 a 5 de junho, com a Festa da Luz, o Bodo típico terceirense ou a Feira do Pão, com tetos e tapetes floridos a cobrir as ruas.
“O ano de 2022 marca o regresso em pleno das celebrações ao concelho. Vamos ter um programa em quase toda a sua totalidade, à exceção do grandioso cortejo das oferendas do Espírito Santo, devido às obras em espaço público na vila. Tencionamos reforçar o facto de estas serem uma das festas mais antigas do nosso país, que cumpriram 700 anos em 2021, e também estreitar os laços com diferentes comunidades, no continente e nas ilhas, tornando-as numas festas de índole nacional, aproveitando também a capacidade aglutinadora da vontade das pessoas da terra e de termos comunidades a trabalhar em conjunto em prol de um projeto que visa sobretudo dignificar a pessoa humana”, refere o vereador da Cultura da Câmara de Alenquer, Rui Costa, em comunicado de imprensa
De recordar que Alenquer, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo estão a trabalhar na criação de uma associação intermunicipal das Festas do Divino Espírito Santo para preparar uma candidatura a património mundial imaterial da UNESCO.
“É uma fase de afirmação ainda. A nossa preocupação é envolver verdadeiramente as nossas comunidades. Se não for uma festa de todos os alenquerenses, nunca poderá ter assegurada a sua sustentabilidade e ser uma festa de todo o país. Continuamos num caminho muito objetivo de, até 2025, consolidar a programação, dando ao mesmo tempo um toque de inovação”, acrescenta o vereador.
O programa inclui atividades e celebrações para vários gostos e idades, numa lógica de valorizar e preservar o culto e as festas do Espírito Santo, desde visitas guiadas, rotas turísticas, concertos, teatros, exposições ou tertúlias, assim como eventos de cariz religioso, como missas e procissões.
Fique de seguida com o programa detalhado das Festas do Império do Divino Espírito Santo no concelho de Alenquer:
