Esta quarta-feira, 20 de abril, a Autoridade Nacional do Medicamentos e Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou a suspensão imediata da comercialização e retirada do mercado nacional de produtos cosméticos que contêm na sua composição um ingrediente considerado cancerígeno, mutagénico ou tóxico.
O uso de ingredientes Butylphenyl methylpropional e Piritiona de zinco em produtos cosméticos foi proibida a 1 de março, pelo que o Infarmed avançou que “a partir desta data não podem ser comercializados nem disponibilizados ao consumidor produtos cosméticos que tenham na sua composição estas substâncias”.
O Butylphenyl methylpropional é um composto químico utilizado como perfume em preparações cosméticas e em pó para lavandaria. Já a Piritiona de zinco, é utilizada no tratamento da dermatite seborreica.
Foi determinada, pelo Infarmed, que as entidades que disponham destes produtos não os devem disponibilizar e recomenda também na nota aos consumidores que possuam estes produtos para não os utilizarem.