A festa do Homem do Mar da Nazaré irá decorrer este fim de semana, sábado, 30 de abril, e domingo, 1 de maio, com a realização da Missa no areal e das procissões em terra e no mar.
Esta tradição regressa ao seu formato original dois anos depois da declaração da pandemia, que obrigou a várias alterações.
“É uma homenagem ao homem do mar, e aos que já partiram. A Nazaré vive da pesca, um trabalho muito duro, e este momento de festa pretende homenagear esse esforço, as pessoas, o pescador e a sua importância na comunidade local”, explica o responsável da Paróquia Pederneira-Nazaré, Salvatore Forte.
A celebração do Dia do Pescador terá a duração de dois dias, começando a 30 de abril com a procissão em terra e a missa no areal, culminando no dia 1 de maio com a Procissão Marítima e as tradicionais três voltas à enseada.
Ao todo, onze embarcações transportarão as correspondentes estatuetas dos santos de devoção da comunidade piscatória local.
O evento, organizado pela Paróquia da Pederneira-Nazaré do Patriarcado de Lisboa com o apoio do Município da Nazaré, tem como finalidade “reavivar um setor com a importância estratégica para o país, enaltecendo o trabalho destes profissionais”.
A RTVON transmite em direto na página de Facebook, as celebrações religiosas no sábado. Acompanhe e participe.
Programa
Sábado
15h00 – Procissão em terra: Av. Manuel Remígio – Av. da República
16h30 – Missa: areal, frente à Praça Sousa Oliveira
Domingo
15h00 – Saída das imagens da Igreja de Santo António
16h00 – Procissão Marítima