O Politécnico de Leiria e a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima formalizaram, no dia 28 de abril, um protocolo de cooperação no âmbito dos X Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que decorrerão nos dias 23 e 24 de junho, em Fátima, ao qual se segue um evento promovido na Guarda, a 25 e 26 de junho, tendo como destaque a criação de uma plataforma de gestão para reuniões entre suppliers e hosted buyers.
O protocolo foi celebrado entre Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e Purificação Reis, presidente da ACISO, tendo em vista a colaboração da instituição de ensino superior no desenvolvimento de uma plataforma para agilizar e organizar a bolsa de contactos digital, que se estrutura em reuniões pré-marcadas de 15 minutos, segundo escolhas feitas pelos hosted buyers e suppliers.
No âmbito do protocolo de cooperação, a ACISO desenvolverá no site do evento uma ferramenta para a escolha ordenada das preferências das contrapartes, comprometendo-se o Politécnico de Leiria a organizar o algoritmo de suporte ao agendamento de reuniões entre hosted buyers e suppliers, com vista a otimizar as escolhas das contrapartes.
O Politécnico de Leiria organizará ainda uma palestra ou mesa redonda sobre a temática do Turismo Religioso, que será disponibilizada na plataforma do site e integrada no programa do evento, estando todos os estudantes e docentes da instituição convidados a participar na iniciativa.
«A ACISO é uma associação importante para a região e para o Politécnico de Leiria, com a qual temos vindo a colaborar há já vários anos no âmbito destes Workshops, que são já uma referência internacional e um marco importante para o território. Esta parceria, renovada e otimizada a cada ano, é muito relevante para a nossa instituição e é uma honra podermos estar aqui a celebrar uma vez mais este protocolo», afirmou Rui Pedrosa.
«É fundamental que as diferentes Escolas olhem para este evento como uma oportunidade, uma vez que, além do desenvolvimento da plataforma digital e da dinamização de uma palestra/mesa redonda, existem outras áreas onde poderemos também vir a prestar o nosso apoio», defendeu ainda o presidente do Politécnico de Leiria.
Por sua vez, Purificação Reis começou por agradecer a renovação do protocolo e a colaboração entre as duas entidades, referindo que «para a ACISO tem sido importante ter este suporte e esta ligação ao Politécnico de Leiria. Apesar de não estarmos no distrito de Leiria, a referência para Ourém e para os empresários e estudantes deste concelho é, de facto, o Politécnico de Leiria».
«Este ano assinalamos o 10.º aniversário dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso, sendo um marco importante. Tem sido um percurso que muito nos orgulha. Apesar do surgimento da pandemia, que no ano passado nos obrigou a promover o evento em formato online, conseguimos fazer face aos desafios e o feedback dos participantes foi muito positivo. Nesta edição fizemos questão de apostar novamente no formato presencial e as expectativas são boas. Além de pretendermos enaltecer a importância do turismo religioso, queremos proporcionar contactos de negócio aos nossos empresários, com vista a aumentarmos o fluxo de turismo na região», afirmou a presidente da ACISO.
Os X Workshops Internacionais de Turismo Religioso serão compostos por uma sessão de abertura e conferências sobre a temática do Turismo Religioso, na manhã do dia 23 de junho, abertas a todos os interessados mediante inscrição prévia, e por uma bolsa de contactos na tarde do dia 23 e todo o dia 24 de junho, reservada a suppliers e hosted buyers previamente inscritos e validados pela organização.
Os Workshops Internacionais de Turismo Religioso têm como objetivos promover uma bolsa de contactos de negócio entre os participantes, promover internacionalmente Portugal enquanto destino privilegiado de Turismo Religioso, e reforçar a importância do Turismo Religioso no contexto do setor turístico mundial. São convidados a participar nestes workshops os operadores turísticos nacionais, empresários do setor da hotelaria e turismo, líderes de opinião e outros profissionais do trade.