Foi hoje inaugurado na sede do Agrupamento de Escolas de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça, a exposição de trabalhos realizados pelos alunos da EB1 de São Martinho do Porto (1º e do 3º ano de escolaridade) no âmbito do projeto ORIGAMI.
Projeto inovador que visa o reforço dos laços entre a escola e as famílias, o ORIGAMI esta a ser implementado desde 2015 pela Ação Social do Município de Alcobaça através do CAJ – Centro de Apoio a Jovens, tendo o número de escolas aderentes ao projeto aumentado ao longo dos anos.
No final de maio e no final de junho serão inauguradas outras exposições nos Centros Escolares da Benedita e de Turquel, e na Escola Básica de Pataias.
“O projeto ORIGAMI pretende desenvolver as competências sociais e emocionais dos alunos, sempre numa perpetiva de integração dos pais na vida escolar dos filhos. As exigentes rotinas de hoje em dia tornam muito difícil este envolvimento e este projeto procura colmatar essa realidade dos tempos modernos”, explica a Vereadora da Educação, Inês Silva.
O projeto ORIGAMI é um programa desenvolvido pelo CAJ – Centro de Atendimento a Jovens, do Município de Alcobaça, que visa a promoção de competências sociais e emocionais, com carácter longitudinal, de aplicação nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico (do 1º ao 4º ano de escolaridade).
É constituído por um conjunto de 15 sessões de 90 minutos por cada ano letivo, numa periodicidade quinzenal. O Programa é implementado por técnicos do Município de Alcobaça, este ano com a colaboração do Cartoonista, Bruno Prates, e está integrado no currículo normal dos alunos. Sempre que possível um/a psicólogo/a, técnico/a do agrupamento participa nas sessões.
Ao longo das sessões, os participantes são desafiados a colaborar na realização de tarefas como forma de cimentar o envolvimento dos pais na vida escolar dos educandos de uma forma alternativa e criativa.