Na sessão do executivo desta terça-feira, dia 17 de maio, o Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras (UTV), propôs que Torres Vedras se faça representar no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude e, consequentemente, promova a adesão à “Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude”.
No entender do movimento “este evento assume uma relevância especial, porque visa discutir e refletir a importância estratégica de Políticas Publicas Locais, em matéria de Juventude, que têm impacto direto nas vidas dos jovens”.
“Uma grande parte dos municípios do país, muitos com uma dimensão menor do que o nosso, integram esta «Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude» há vários anos”, informa a UTV em comunicado.
O movimento independente sublinha ainda que era “uma valiosa oportunidade” para o “acesso a uma rede nacional de partilha de boas práticas municipais em matérias de políticas de juventude”, para a “integração de uma rede de sinergias, contactos e partilha de informação privilegiada a nível nacional”, para a “participação prioritária e acesso a Seminários e Cimeiras sobre “Associativismo e Juventude”, assentes em processos de educação não formal e diálogo jovem” e para o “acesso ao “Selo de Município Amigo da Juventude”, atestando que a autarquia privilegia e se preocupa com os seus jovens”.
“O diálogo jovem de base local é um vetor estratégico do UNIDOS. Este compromisso com a Juventude assenta no pressuposto de que as novas gerações são hoje mais capacitadas do que alguma vez foram na história. Como tal, devem ter maior protagonismo e assumir um papel mais ativo na definição das opções políticas, consolidando uma parceria estável e duradoura entre a comunidade juvenil e o poder político. Deste modo, promove-se o diálogo inter-geracional frutuoso, melhorando progressivamente a eficácia das políticas públicas municipais”, conclui o movimento liderado pelo vereador Sérgio Galvão.
Esta plataforma tem como objetivo a partilha de boas práticas, a criação de estratégias e a promoção de sinergias associativas e municipais, constituindo-se como uma rede pioneira na conceção, implementação e avaliação de políticas locais de juventude estruturantes e sustentáveis no âmbito do Plano Nacional de Políticas Locais de Juventude.
No âmbito desta rede, hoje pelas 15 horas em Matosinhos, vai decorrer o II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, organizado pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) .
No encontro vão estar reunidas mais de 150 autarquias e vão ser premiadas as que reúnem os requisitos estabelecidos para receberem o Selo de Município Amigo da Juventude.