Terça-feira, 16 Agosto, 2022
RTVON
  • Sociedade
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
  • Diretos
  • Passatempos
No Result
View All Result
RTVON
  • Sociedade
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
  • Diretos
  • Passatempos
RTVON
No Result
View All Result
Home Economia

Consumidores são prejudicados com novas regras das promoções

Redação por Redação
4 de Junho, 2022
em Economia
Tempo de leitura: 3 mins
0
Consumidores são prejudicados com novas regras das promoções
18
Partilhas
360
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

 A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) defende que as novas regras das promoções de preços, em vigor há uma semana, prejudicam o consumidor ao limitarem as promoções e a possibilidade de comprar produtos a preços mais acessíveis.

Desde 28 de maio, o retalho está obrigado a afixar o preço mais baixo praticado nos 30 dias anteriores, e não apenas a percentagem do desconto, segundo um decreto-lei publicado em dezembro de 2021 e que pretendia aumentar o esclarecimento dos clientes em resultado da transposição de uma diretiva comunitária sobre defesa dos consumidores.

Ressalvando que os associados da APED estão preparados para a entrada em vigor do decreto-lei, o diretor-geral da APED, António Lobo Xavier, destacou, no entanto, que o diploma contém “vários aspetos que suscitam dúvidas e que seriam merecedores de revisão”, nomeadamente a clareza de conceitos utilizados pelo legislador e o necessário alinhamento com as dinâmicas do mercado.

O decreto-lei, que altera vários diplomas, introduz novas regras quanto à indicação do preço mais baixo anteriormente praticado, passando a tomar por referência, para efeitos desse conceito, os preços praticados nos 30 dias anteriores à redução do preço, incluindo aqueles que sejam praticados em eventuais períodos de saldos ou de promoções.

A nova legislação impõe também a obrigatoriedade de exibição do preço mais baixo anteriormente praticado, por referência ao qual é realizada a prática de redução de preço, em letreiros, etiquetas ou listas nas quais os preços sejam afixados, deixando esta informação de ser alternativa à indicação da percentagem de redução de preço.

Segundo o decreto-lei, os letreiros, etiquetas ou listas “devem exibir, de forma bem visível”, o novo preço e o preço mais baixo anteriormente praticado, sem prejuízo da indicação adicional e facultativa da percentagem de redução.

A APED destaca que a mudança introduzida por esta nova legislação vem criar novos desafios ao setor em termos operacionais, logísticos e de gestão de recursos humanos e técnicos face à necessidade de monitorização de variações diárias de preço de milhares de categorias de produtos.

“Acreditamos que alterações desta natureza vêm, acima de tudo, limitar a atividade promocional dos operadores económicos e, consequentemente, a possibilidade de os consumidores adquirirem produtos a um preço mais acessível”, afirma António Lobo Xavier.

No atual quadro económico, a APED considera que não se afigura que esta alteração legislativa contribua para valorizar o consumo dos cidadãos, que acredita “sairá bastante prejudicado”, e lembra que, naturalmente, os retalhistas vão cumprir as legislações aplicáveis, mas que, em última instância, não são responsáveis pela sua definição.

“O retalho procura ser sempre justo e equilibrado para o consumidor, sobretudo em alturas de crise e de desafios como os que vivemos atualmente. Encaramos este como mais um desafio em que iremos concentrar a nossa oferta de valor no cliente e tendo em vista o seu bem-estar”, frisou o diretor-geral da APED.

Para desencorajar a ocorrência de desperdício alimentar, o decreto-lei determina que para produtos agrícolas e alimentares perecíveis ou produtos que se encontrem a quatro semanas da expiração da sua data de validade, a redução de preço anunciada deve ser real por referência ao preço mais baixo anteriormente praticado durante os últimos 15 dias consecutivos em que o produto esteve à venda ou durante o período total de disponibilização do produto ao público, caso este seja inferior.

“A APED acredita que esta exceção é particularmente importante na medida em que é um propósito que pelo qual temos, juntamente com os nossos associados, procurado defender e implementar, sendo necessário o envolvimento de toda a sociedade na sua prossecução”, enalteceu António Lobo Xavier.

Etiquetas: Associação Portuguesa de Empresas de DistribuiçãoComércioConsumidoresConsumoEconomiaGovernoPreçosPromoçãoPromoçõesRetalho
Artigo Anterior

Câmara das Caldas da Rainha avança alternativa à localização do Hospital do Oeste

Próximo Artigo

Alenquer acolhe as Festas do Espírito Santo com ruas floridas

Redação

Redação

Artigos Relacionados

Incêndios: Empresas florestais protestam em Arouca contra paragem forçada
Economia

Incêndios: Empresas florestais protestam em Arouca contra paragem forçada

por Redação
21 de Julho, 2022
Adesão à greve dos trabalhadores da Valorsul “está a ser boa”
Economia

Adesão à greve dos trabalhadores da Valorsul “está a ser boa”

por Redação
19 de Julho, 2022
Costa promete mais meios e reforma de fundo na orgânica do SNS
Economia

Costa promete mais meios e reforma de fundo na orgânica do SNS

por Redação
7 de Julho, 2022
Prazo para pagamento de portagens eletrónicas alargado para 15 dias úteis
Economia

Assembleia Municipal de Torres Vedras quer isenção de portagem na A8

por Redação
1 de Julho, 2022
Investimento de 363 mil euros para nova sede da Associação de Regantes de Óbidos
Economia

Investimento de 363 mil euros para nova sede da Associação de Regantes de Óbidos

por Redação
30 de Junho, 2022
Próximo Artigo
Alenquer acolhe as Festas do Espírito Santo com ruas floridas

Alenquer acolhe as Festas do Espírito Santo com ruas floridas

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE

Mais Recentes

Sismo de magnitude 4.5 sentido no Algarve

Sismo de magnitude 4.5 sentido no Algarve

14 de Agosto, 2022
Requalificação do Centro de Saúde de Óbidos arranca em setembro

Requalificação do Centro de Saúde de Óbidos arranca em setembro

14 de Agosto, 2022
Aqui já não dá!

A RESERVA CAVACO, O PSD, PORTUGAL E O FUTURO

14 de Agosto, 2022

Mais Populares

Torres Vedras deixa fugir Hospital do Oeste para o Bombarral

Ministra da saúde confirma novo Hospital do Oeste no Bombarral (com video)

por Redação
11 de Agosto, 2022
0

GNR detém duas mulheres por furtos no Bombarral, Caldas da Rainha e Torres Vedras

GNR desmantela estufa de canábis e detém suspeito de tráfico de droga no Bombarral

por Redação
13 de Agosto, 2022
0

Estrada Nacional 549 reaberta ao trânsito três horas após acidente em Casal da Areia

Jovem de 24 anos morre em despiste de mota em Torres Vedras

por Redação
8 de Agosto, 2022
0

PUBLICIDADE

Etiquetas

Alcobaça Alenquer Ambiente Artes Bombarral Bombeiros Cadaval Caldas da Rainha Centro Hospitalar do Oeste Coronavírus Covid-19 Crime Cultura Cultura e Entretenimento Câmara Municipal de Torres Vedras Desporto Distrito de Leiria Economia Eleições Autárquicas Euromilhões Futebol GNR Governo Guarda Nacional Republicana Guerra Guerra na Ucrânia Incêndio Lei e justiça Leiria Lisboa Lourinhã Mafra Nazaré Negócios e Finanças Peniche Portugal Profissionais de saúde SARS-CoV-2 Saúde Saúde Pública Serviço Nacional de Saúde Torres Vedras Ucrânia Vila Franca de Xira Óbidos

Siga-nos

RTVON

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B, 5A
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
Telemóvel: 910 603 587
Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade

Obrigado por estar connosco!

© 2021 RTVON - Work in progress by Noraya .

No Result
View All Result
  • Início
  • Sociedade
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
  • Radio RTVON

© 2021 RTVON - Work in progress by Noraya .

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Este website utiliza cookies. Ao continuar a usar este website, você concorda com o uso de cookies. Visite a nosso Política de Privacidade.