Um bebé terá morrido na última noite durante uma cesariana de urgência realizada no Hospital das Caldas da Rainha, que integra o Centro Hospitalar do Oeste, disse à RTVON fonte daquela unidade de saúde.
De acordo com a mesma fonte, na noite de 8 para 9 de junho o Serviço de Urgência estava a trabalhar com uma escala incompleta de médicos na especialidade de Obstetrícia, tendo sido dadas instruções aos administrativos que asseguram a inscrição dos doentes para não admitirem mulheres grávidas.
Nesse período, uma mulher que entrou em trabalho de parto acabaria por gerar discussão entre a equipa presente, após o que foi efetuada uma cesariana de urgência, durante a qual morreu o recém-nascido, concluiu a nossa fonte.
Em resposta às questões formuladas pela RTVON, “o Conselho de Administração confirma que no passado dia 08/06 a urgência obstétrica do Centro Hospitalar do Oeste teve constrangimentos no preenchimento da escala médica, o que determinou o encerramento da referida urgência ao CODU/INEM, após a definição de circuitos de referenciação de doentes com outros Hospitais”.
Na mesma comunicação, o Conselho de Administração do CHO “confirma ainda que se verificou uma ocorrência grave com uma grávida, tendo sido determinada a abertura de processo de inquérito e participação à IGAS, no sentido de apurar o sucedido e eventuais responsabilidades”.