A urgência pediátrica de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) está encerrada até quinta-feira, dia 30 de junho, avança a SIC Notícias, acrescentado que até à reabertura, todos os casos urgentes serão transferidos para a unidade das Caldas da Rainha.
Segundo a mesma fonte, a administração do Hospital de Torres Vedras avisa, no entanto, que quem se dirigir pelos próprios meios será atendido.
Em comunicado enviado ao final da manhã à RTVON, a administração do Centro Hospitalar do Oeste esclarece que “existirão, no entanto, alguns constrangimentos, das 9 horas de (dia 29) e as 9 horas do dia seguinte (dia 30), pelo que foi solicitado ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o encaminhamento de todas as situações graves e politraumatizados para a Unidade de Caldas da Rainha, outra unidade que faz parte deste centro hospitalar”.
O CHO informa ainda que a Urgência Pediátrica da Unidade de Torres Vedras não está encerrada.
De acordo com o Centro Hospitalar do Oeste “este procedimento, utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS, salvaguarda o atendimento com celeridade de doentes com situação clínica complexa ou exigente, assegurando que são encaminhados para outras unidades da Região, as quais assegurarão a resposta e o funcionamento em rede”.
“Os hospitais que, por períodos transitórios, acionam o desvio de CODU mantêm a urgência externa a funcionar: todos os doentes que se desloquem diretamente às urgências são admitidos e atendidos”, refere a nota.
O conselho de administração sublinha que “continua a envidar todos os esforços para contratar recursos humanos para assegurar o normal funcionamento dos vários Serviços deste Centro Hospitalar”.
O CHO lamenta os constrangimentos, “apesar de todos os meios disponibilizados,não foi possível ultrapassar”.
Notícia atualizada às 11h10.