Tiago Antunes, da Efapel, venceu o prólogo do Grande Prémio Internacional de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho e parte esta sexta-feira com a camisola amarela para a primeira etapa da prova.
O contrarrelógio de oito quilómetros foi cumprido pelo ciclista da Efapel em 10.23 minutos, à média de 46,228 km/h.
O pódio completou-se com dois ciclistas da Euskaltel-Euskadi, equipa que colocou quatro ciclistas no ‘top-10’ e toda a equipa nos quinze primeiros.
O segundo posicionado foi Mikel Aristi, a seis segundos do vencedor, e o terceiro Asier Etxeberria, a sete segundos de Tiago Antunes.
A equipa basca lidera por equipas.
“Sabia que estava em boa forma, mas há corredores mais fortes no contrarrelógio. Por isso, não contava com esta vitória”, disse no final Tiago Antunes.
“Vamos tentar defender a liderança, esta é a corrida da minha região, estou em casa, o que dá uma motivação extra. Os resultados demonstram que estou em boa forma e espero que os próximos dias continuem a demonstrá-lo”, prosseguiu.
A primeira etapa em linha vai ligar hoje a localidade dos Arneiros, no concelho de Torres Vedras, a Sobral de Monte Agraço, depois de percorridos 150,8 quilómetros, com um traçado propício para chegada ao ‘sprint’.
À tradicional passagem pela Praia de Santa Cruz, e pela Silveira, terra de Agostinho, junta-se a novidade de uma contagem de montanha em plena cidade de Torres Vedras. Será no Alto da Encosta de São Vicente, bem junto ao mais imponente ponto defensivo das Linhas de Torres Vedras, o Forte de São Vicente.
Haverá ainda três contagens de Montanha de 3ª categoria, três metas volantes, dois pontos quentes.



