Os Edifícios Centrais do Óbidos Parque, centro de negócios para empresas de base criativa, digital e tecnológica, assinalam hoje o seu 7.º aniversário, alojando perto de 40 empresas e com ligação a outras 30, divulgou a entidade gestora, a OBITEC.
Nos edifícios estão localizadas empresas das áreas do ‘software’ (com soluções para a Agricultura, Saúde, Biotecnologia, Logística, Finanças, Educação, Indústria, Turismo) e de ‘hardware’, mas também das áreas de Web Design, Design, Marketing Digital e Apoio ao Negócio, pode ler-se num comunicado do Óbidos Parque.
Para além da ocupação dos edifícios, próxima da capacidade máxima, e de todas as suas dinâmicas, “assistimos com agrado ao povoar do parque por novos edifícios (um já concluído e outro em fase de conclusão), em resultado da operação imobiliária desencadeada em 2019, e que culminou na venda de uma dezena de lotes”, afirmou o diretor executivo do parque tecnológico, Miguel Silvestre, citado no comunicado.
O Óbidos Parque, no distrito de Leiria, foi criado em 2008 enquanto parte integrante de uma estratégia local de desenvolvimento da economia criativa, num território até aí assente na Agricultura, Serviços e Turismo. Em 2009, ali se instalou a primeira emprese e nasceu o ABC – Apoio de Base à Criatividade no antigo convento de São Miguel das Gaeiras, uma incubadora de projetos criativos e tecnológicos.
O projeto dos Edifícios Centrais, desenhado pelo arquiteto Jorge Mealha, envolveu um investimento superior a cinco milhões de euros, com o apoio do Mais Centro, e ficou concluído em 2015.