A prova ficou marcada pelo acidente do piloto Henrique Chaves (Aston Martin), quando liderava entre os GTE AM, que, apesar do aparato, não provocou problemas físicos ao torriense.
O piloto de 25 anos, natural de Torres Vedras ficou sem travões quando rodava a 250 km/h na 74.ª volta, o carro entrou em despiste e voou pela pista, dando uma cambalhota antes de se imobilizar.
“Foi um impacto muito forte, mas estou bem. A célula de sobrevivência do carro protegeu-me e consegui sair pelo meu próprio pé sem qualquer problema. Não tenho qualquer questão física, para além de umas nódoas negras”, contou o piloto de Torres Vedras.
Felizmente, tudo correu bem para Henrique Chaves que, apesar da desistência nas 6 horas de Monza, continua na liderança do Mundial de Resistência.
Mas, o principal destaque foi para o segundo lugar de Félix da Costa nos LMP2, a segunda categoria mais importante do campeonato, quinto da geral.
Félix da Costa, que faz equipa com o mexicano Roberto González e com o britânico Will Stevens, terminou a menos de 12 segundos do vencedor, o Real Team do angolano Rui Andrade.
Já Filipe Albuquerque (Oreca), que largou da ‘pole position’ entre os LMP2, teve um problema no sensor do acelerador, que atirou a equipa para último.
Albuquerque, que fez equipa com o britânico Phil Hanson e com o norte-americano William Owen, ainda recuperou até à 13.ª posição da categoria, 23.º da geral.
“Nem sei o que dizer. Começamos sempre bem, da linha da frente, mas há sempre alguma coisa a acontecer para nos impedir de conseguir traduzir o nosso andamento em resultados efetivos. Desta vez foram problemas no acelerador, logo após a uma situação de ‘safety-car’. Estávamos todos muito juntos e fomos para último. Quando a sorte não nos acompanha, não há nada a fazer”, explicou o piloto de Coimbra.
A Alpine, com o brasileiro André Negrão e os franceses Nicolas Lapierre e Mathieu Vaxiviere, bateu os dois Toyota híbridos e está no comando do campeonato, com 106 pontos.
Já na classe LMP2, é António Félix da Costa quem lidera, com 95 pontos, enquanto a Algarve Pró Racing lidera entre as equipas desta categoria.
As 8 Horas de Fuji, no Japão, são a próxima ronda do campeonato, em 11 de setembro.