Torres Vedras registou esta quarta-feira, 13 de julho, o valor mais alto de temperatura desde que há registos, 43,3 graus, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Segundo os dados divulgados, a estação instalada em Dois Portos mediu 43,3 graus, quando o anterior máximo extremo em julho era 41,8 graus, registados em 1999.
De acordo com a observação nas estações da rede IPMA (consideradas 96 estações no continente), na quarta-feira, as temperaturas mais elevadas foram registadas na Lousã (46,3°C) e em Santarém (46,2°C – o valor mais elevado nesta estação até hoje foi 46,3°C, registado em agosto de 2018).
O dia 13 de julho foi o 5.º mais quente, tendo sido ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para este mês em 35 estações.
Segundo o IPMA, ocorreram valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 35°C em cerca de 90% do território e iguais ou superiores a 30°C em praticamente todo o território (exceto Cabo Carvoeiro, Sagres e Fóia).
O concelho de Torres Vedras encontra-se sob aviso laranja colocado pelo IPMA devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Este alerta vai estar em vigor, pelo menos até às 21h00.