Um homem com 62 anos de idade, de nacionalidade norte-americana, morreu na manhã desta segunda-feira, dia 18 de julho, depois de alegadamente se ter sentido mal enquanto praticava “snorkeling” (um tipo de mergulho em que a pessoa fica na superfície da água) junto ao Carreiro da Fortaleza, no arquipélago das Berlengas, em Peniche.
Segundo informa uma nota publicada no site da Autoridade Marítima Nacional, “na sequência de um alerta recebido pelas 10:25 horas, via VHF, através de uma empresa marítimo-turística, a informar que um dos praticantes de snorkeling se encontrava inconsciente, foram de imediato ativados para o local tripulantes da Estação Salva-Vidas de Peniche.”
Para o local deslocaram-se também elementos dos Bombeiros Voluntários de Peniche que já se encontravam nas proximidades.
A nota acrescenta ainda que a vítima foi retirada da água em “estado inconsciente pelos funcionários da empresa marítimo-turística para uma zona de praia, tendo de imediato iniciado manobras de reanimação à vítima até à chegada dos elementos dos Bombeiros Voluntários de Peniche, que deram continuidade às manobras de reanimação, com recurso a oxigenoterapia”.
Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Peniche efetuaram o resgate da vítima, em colaboração com os elementos dos Bombeiros Voluntários de Peniche que “continuaram as manobras de reanimação até ao porto de Peniche, onde aguardavam elementos do INEM”.
“Após várias tentativas de reanimação da vítima, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico do INEM”, conclui a nota.
O corpo foi posteriormente transportado por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Peniche para o Instituto de Medicina Legal de Torres Vedras.
O comando-local da Polícia Marítima de Peniche tomou conta da