O Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) da GNR de Torres Vedras anunciou a libertação de duas águias de asa redonda, Buteo buteo, e de duas gaivotas-argêntia, Larus michahelli.
Esta ação decorreu no passado dia 30 de agosto.
Segundo o comunicado de imprensa enviado pelo Comando Territorial de Lisboa da Guarda Nacional Republicana, as aves “foram recolhidas por militares da Guarda com várias lesões, tendo sido reabilitadas no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto (CRASM)”.
A GNR adianta que esta ação “ocorreu na orla marítima da Praia Azul e no estuário do Rio Sizandro, e contou com a presença das crianças do Centro de Intervenção Comunitária da Boavista-Olheiros, com idades entre os 5 e os 12 anos, bem como dos agentes das congéneres europeias da Gendarmerie Nationale de França, da Guardia Civil de Espanha e da Arma dei Carabinieri de Itália, que, nesta altura, se encontram a reforçar os militares do Destacamento Territorial de Torres Vedras nas ações de patrulhamento”.
“O momento promoveu a interação de todos os participantes com a natureza e o estreitamento de relações interpares bem como com a comunidade infantil local”, refere a GNR.