A Família Real inglesa anunciou através da rede social Twitter da família real esta quinta-feira que Isabel II, rainha do Reino Unido e chefe da Commonwealth, morreu aos 96 anos no Castelo de Balmoral, na Escócia. O Príncipe Carlos será o herdeiro do trono de Inglaterra.
“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e voltarão a Londres amanhã [sexta-feira]”, acrescenta a mensagem, numa referência a Carlos e Camilla.
Durante a manhã, o Palácio de Buckingham emitiu um comunicado indicando que a monarca tinha sido colocada sob supervisão médica.”Após uma nova avaliação esta manhã, os médicos da Rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”, informou numa breve nota oficial.
“Depois de um dia agitado ontem (terça-feira), Sua Majestade aceitou esta tarde” o conselho para descansar dado pelos seus médicos, explicou um porta-voz do Palácio, que, não obstante, fez saber que “rainha continua a sentir-se confortável e permanecerá em Balmoral”, na Escócia, onde costumava passar o final do verão.
Os sinais que se foram sucedendo, porém, pintaram um cenário bem mais adverso. A BBC interrompeu a sua emissão oficial para comunicar o boletim clínico de Isabel II, tal como a sessão parlamentar em Westminster, tendo os deputados presentes recebido notas a avisar do sucedido.
A família real foi convocada com urgência para se dirigir a Balmoral, o que inclui o seu filho e herdeiro do trono, Charles, e o neto William deslocaram-se à Escócia. Também o neto Guilherme e o príncipe André, bem como a princesa Ana e o príncipe Eduardo já se dirigiram à residência para estar junto da monarca.
Também o príncipe Henrique e a mulher, Meghan Markle, que tem estado afastado da família, vão deslocar-se à Escócia para estar com a Rainha, segundo informou um porta-voz da família.
A rainha já tinha faltado ao Braemar Gathering, um festival folclórico escocês que costuma frequentar, no passado fim de semana. Na terça-feira, a Rainha recebeu na sua residência escocesa o primeiro-ministro cessante, Boris Johnson, que foi apresentar a sua demissão, e depois Liz Truss, a quem nomeou oficialmente primeira-ministra.
A Rainha Isabel II foi a primeira monarca a celebrar um Jubileu de Platina. Foram 70 anos de reinado no Reino Unido, ao longo dos quais lidou com 15 primeiros-ministros.