A 60.ª edição do Open de Portugal em golfe decorrerá pelo terceiro ano consecutivo no Royal Óbidos Golf Resort, entre 15 a 18 de setembro, distribui prémios de 250.000 euros de ‘prize-money’.
Recorde-se que o Open de Portugal foi criado em 1953 e é um dos mais antigos e emblemáticos torneios do calendário Europeu, tendo sido um dos eventos fundadores, em 1972, do European Tour (hoje designado DP World Tour), a primeira divisão europeia.
Grandes nomes do golfe mundial, como o espanhol Severianos Ballesteros, passaram pelo torneio, e entre os seus campeões houve estrelas do gabarito de Sam Torrance, Colin Montgomerie, Fredrik Jacobsen, Carl Pettersson, Miguel Angel Jiménez e Thomas Bjorn.
A prova oficial da edição de 2022 decorrerá entre quinta-feira e domingo, sendo antecedida na quarta-feira do habitual Pro-Am, este ano com muitas novidades, em que participam várias figuras públicas, como Mercedes Balsemão, Manuel Violas, Humberto Coelho, Ricardo Pereira, Aldo Lima, Rui Unas e Carolina Torres.
Para a FPG, a entidade organizadora, promotora e proprietária do evento, este é o formato que mais retorno dá ao país do ponto de vista desportivo.
Isto porque, para além da cerca de dezena e meia de portugueses a competir, garante, por troca com outros torneios, cerca de 30 convites, que são distribuídos ao longo da época para jogadores nacionais poderem entrar em torneios do Challenge Tour, proporcionando-lhes experiência ao mais alto nível. E a FPG ainda comparticipa algumas das suas despesas.