Diogo de Almeida, aluno da Escola Básica e Secundária da Josefa de Óbidos, foi um dos 30 jovens selecionados para experienciar a gravidade zero no primeiro voo parabólico que se realizou em Portugal, vestindo a pele de ‘astronauta por um dia”.
A iniciativa promovida pela Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space, recebeu 460 candidaturas de jovens, dos 14 aos 18 anos, do ensino básico e secundário provenientes de todo o país.
A atividade tem como objetivo principal levar os participantes a experienciar o que os astronautas sentem quando estão no espaço, ou seja, a sensação de gravidade zero.
O primeiro voo parabólico realizado em Portugal teve lugar na passada sexta-feira, dia 16 de setembro, com partida da Base Aérea n.º 11, em Beja, a bordo do Airbus A310, da empresa francesa Novespace.
A iniciativa contou com a colaboração da Ciência Viva e o apoio da Força Aérea Portuguesa, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.



