O Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf nacional, realiza-se de 28 a 30 de Outubro na praia de Supertubos, no concelho de Peniche, revela em comunicado a Associação Nacional de Surfistas (ANS).
Uma etapa que promete muita emoção para a decisão final de uma luta que se prevê muito renhida. Após quatro etapas disputadas, há ainda 12 surfistas com possibilidades matemáticas de serem o campeão nacional de 2022.
Candidatos ao título de campeão nacional da Liga MEO Surf 2022:
– Líder do Ranking: Guilherme Ribeiro
– Restantes candidatos: Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Vasco Ribeiro, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Joaquim Chaves, Francisco Mittermayer, Luís Perloiro e Frederico Morais
– Não Elegíveis: Halley Baptista e Arran Strong
“Com Guilherme Ribeiro a partir na liderança e com a licra amarela Go Chill, há muitos adversários nesta luta particular que prometem dar tudo por terminar na frente do ranking. Alguns mais experientes nestas andanças, outros em estreia. Vários estão a pouca distância da liderança, enquanto outros têm uma matemática mais complicada pela frente. Mas todos com o sonho vivo na luta pelo maior troféu do surf nacional”, sublinhou a entidade.
Citando em comunicado, o atleta João Moreira revela que as “expectativas para esta última etapa da Liga MEO Surf são altas. O tipo de ondas que a praia de Supertubos nos pode vir a proporcionar são onde eu me sinto mais à vontade para mostrar o meu surf”.
Já Afonso Antunes não tem as mesmas expectativas para a etapa de Peniche, acrescentando que “tirando a etapa do Porto e Matosinhos, os últimos campeonatos têm corrido muito mal a nível pessoal. Penso que coloquei demasiada pressão em cima de mim desde o início do ano. No Porto tirei um pouco essa pressão e deu logo um bom resultado. Por isso, em Peniche vou apenas estar focado em desfrutar e divertir-me ao máximo”.
Para o surfista Francisco Almeida revelou também que as “expectativas não são grandes, pois, na realidade, vai ser muito difícil ser campeão nacional, apesar de estar dentro das contas”. O atleta revela ainda que vai estar mais preocupado em mostrar o seu surf.
“É verdade que comecei com um 3.º lugar, mas, depois, não consegui manter a consistência. Vou tentar apresentar-me bem e ajudar o máximo ao espetáculo”, disse.
Além dos surfistas visados na luta pelo título máximo do surf português, Halley Baptista e Arran Strong estão matematicamente na corrida para vencerem a Liga MEO Surf 2022. Quanto a Frederico Morais e Vasco Ribeiro, ambos são presenças não confirmadas em Peniche, revela a nota de imprensa.
Relativamente aos requisitos indicados para cada surfista obter o título de campeão nacional da Liga MEO Surf 2022, apresenta-se o cenário mais admissível face à multiplicidade de possibilidades que se podem vir a verificar pelo facto do grupo de candidatos ser bastante alargado, conclui o comunicado enviado à RTVON.
A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Peniche, e o apoio técnico do Península de Peniche Surf Clube e da Federação Portuguesa de Surf.