O piloto torriense João Silva venceu a 5ª prova do campeonato nacional de moto trial que se realizou no domingo, dia 16 de outubro, no Monte Pilar, em Paços de Ferreira.
Numa exigente pista com oito zonas de obstáculos construída no Monte do Pilar, local com especial significado para a modalidade, onde já se realizaram provas de cariz mundial, o piloto natural de Torres Vedras saiu vitorioso em TR2.
O piloto torriense não poderia ter desejado melhor sorte, tendo alcançado logo o lugar mais alto na consagração final de um dia que até nem começou da melhor forma.
Ainda no obstáculo inicial, o jovem piloto magoou o dedo da mão e não foi além da segunda posição no final da primeira das quatro voltas ao circuito.
Conseguiu equilibrar as contas na segunda volta, mas na terceira o resultado voltou a não ser o mais animador.


Na última volta, João Silva foi quem soube jogar melhor com o tempo e isso foi decisivo para a estreia a triunfar, nesta que é a primeira época a competir na segunda categoria mais alta da modalidade em Portugal. A faltar apenas duas etapas para a conclusão do campeonato 2022, João Silva subiu uma posição e ocupa agora o 4º posto da geral com 19 pontos.
Em comunicado enviado à RTVON, o jovem torriense afirmou que “estou obviamente feliz com este resultado! A primeira vitória é sempre especial e quero dedicá-la à minha família e a todos os parceiros que muito me ajudam nesta caminhada. Acabei por me adaptar bem ao piso bastante escorregadio e a concentração e aperfeiçoamento técnico que tenho vindo a trabalhar nos treinos, mais o saber gerir o tempo de prova, foi fundamental para chegar à vitória.”
A sexta e possivelmente última etapa da competição, terá lugar em Amarante no próximo mês de novembro e a luta pelo título mantém-se bastante acesa, com Rogério Castro e Mariana Afonso a partilharem a primeira posição com 34 pontos, enquanto João Silva ainda mantém a possibilidade de alcançar o 3º posto, que é ocupado atualmente por Rita Vieira com apenas com 1 ponto de vantagem