Na passada sexta-feira, dia 4 de novembro, o município de Alenquer inaugurou as obras de requalificação da fonte gótica de Alenquer, situada em Vila Verde dos Francos, anunciou esta terça-feira a autarquia.
Esta fonte de arco quebrado, que se estima ter sido edificada entre os séculos XII e XVI, é um património histórico de elevado grau de importância para o concelho e também para o país, tendo sido reconhecida como património de interesse nacional.
A empreitada de recuperação e consolidação, que contou com a estreita articulação da Junta de Freguesia de Vila Verde dos Francos, teve início em maio de 2021, mas ficou marcada por diversos avanços e recuos, atendendo à importância histórica da infraestrutura”.
“Foi um processo delicado, com vários avanços e recuos, devido à intervenção da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC). A obra já estava terminada há algum tempo, apesar de tudo, e é para nós um motivo de orgulho e de satisfação, porque se trata de uma infraestrutura muito importante para os alenquerenses, sobretudo para a população de Vila Verde dos Francos”, explicou Tiago Pedro, vereador com o pelouro das obras públicas da autarquia.


Já Pedro Folgado, presidente da Câmara Municipal de Alenquer, destacou a cooperação entre as partes envolvidas no processo, salientando a importância histórica da fonte.
“É um património histórico antigo e muito importante para a freguesia de Vila Verde dos Francos e para o concelho de Alenquer. Esta freguesia tem uma história antiga, que deve ser preservada. Com a recuperação destes monumentos, vamos continuar a preservar essa história. Para a população fica algo para a história, que vem de trás, mas que vai perdurar no tempo”, sublinhou o edil.



À margem da requalificação da fonte gótica, o município aproveitou também para realizar obras de melhoria no espaço envolvente, logo a começar pela Rua da Fonte do Arco, que foi totalmente remodelada.
“A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia alinharam-se depois no sentido de poder reabilitar a totalidade da rua, onde havia problemas diversos. A calçada usada foi reaproveitada das obras que decorrem na vila de Alenquer. De resto, procedemos também ao enterro das infraestruturas. Do ponto de vista da mobilidade, a rua tornou-se também mais acessível, graças ao reordenamento do trânsito com sentido único. Era um troço antigo e ganhou muito mais personalidade, dando também uma melhor acessibilidade ao centro escolar”, referiu Tiago Pedro.



Além das obras no arruamento, o município procedeu ainda a melhorias no centro escolar da freguesia, que permitiram criar uma biblioteca, equipada com material informático.
“Aproveitámos a oportunidade para requalificar a escola, porque fazia sentido ter um espaço agradável em toda a envolvente. Agradeço à Junta de Freguesia o empenhamento que teve em todo o processo, porque sem ela não teríamos essa possibilidade. Ganhámos todos e estamos todos de parabéns”, afirmou Pedro Folgado.
A Câmara Municipal de Alenquer refere ainda que “Vila Verdes dos Francos ganhou assim uma zona urbana completamente renovada, a troco de um investimento relativamente baixo. Para o município, tratou-se de uma oportunidade única para continuar a melhorar a qualidade de vida da população e a resiliência do território, bem como de preservar o património histórico existente no concelho”.

