A autarquia de Alenquer anunciou que vai criar a Confraria Gastronómica da Codorniz de Alenquer no próximo ano, envolvendo os parceiros e agentes económicos deste concelho.
O anúncio foi feito à margem da entrega dos certificados de participação da 8.ª Quinzena Gastronómica da Codorniz de Alenquer, que decorreu entre 1 e 15 de novembro, tendo sido vendidas mais de oito mil codornizes, o que representou um crescimento de 4% face à edição anterior.
“Desde 2019 que temos vindo a crescer em número de codornizes vendidas e este ano não foi exceção, verificando-se de novo um aumento, que foi um pouco menos substancial, mas que mostra o crescimento da Quinzena, que é o mais importante. Há um investimento grande das pessoas, que continuam a aplicar-se e que respeitam a identidade dos restaurantes, permitindo apresentar propostas variadas. Ainda assim, continua a haver margem para inovar e para consolidar a ideia de ter a codorniz nas cartas ao longo do ano. Só se consegue criar marca desta forma e temos feito um caminho ganhador nesse sentido”, afirmou Rui Costa, vereador com o pelouro da cultura.
Segundo uma nota da autarquia, através da Quinzena Gastronómica da Codorniz, Alenquer procura impulsionar a codorniz como marca gastronómica e difundir a cultura e tradição do concelho.