Quinta-feira, 26 Janeiro, 2023
RTVON
  • Sociedade
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
  • Diretos
  • Passatempos
No Result
View All Result
RTVON
  • Sociedade
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
  • Diretos
  • Passatempos
RTVON
No Result
View All Result
Home Sociedade

Ministério Público investiga Câmara de Torres Vedras

Redação por Redação
28 de Novembro, 2022
em Sociedade
Tempo de leitura: 5 mins
0
644
Partilhas
12.9k
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

A Câmara de Torres Vedras está a ser investigada, desde maio de 2021, no âmbito de três processos de contratação pública, envolvendo dois prestadores de serviços, uma empresa, um particular e uma associação.

Esta é um dos vários processos que corre nos tribunais, onde vários autarcas e ex-autarcas de norte a sul do país estão a ser julgados, foram acusados ou a ser investigados pelo Ministério Público (MP), pela alegada prática de crimes económicos relacionados com a violação da lei da contratação pública.

Um dos casos mais recentes é o do antigo presidente da Câmara de Caminha e ex-secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro Miguel Alves, que o MP acusou de prevaricação, por violação das normas de contratação pública, quando acordou com a empresária Manuela Couto a prestação de serviços de assessoria de comunicação para o município.

Já o ex-presidente da autarquia de Viana do Castelo e atual secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, está a ser investigado por ajustes diretos e concursos públicos de quase 5,5 milhões de euros, num inquérito ainda sem arguidos e que se centra no período entre 2009 e outubro de 2021.

A “Operação Teia” visa os municípios de Santo Tirso e de Barcelos, o Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e empresas de Manuela Couto, investigando suspeitas de corrupção, de tráfico de influência e de participação económica em negócio, por “viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto”, explicou a Polícia Judiciária (PJ), em comunicado de junho de 2019.

O processo levou à demissão do anterior presidente da Câmara de Santo Tirso (Porto) Joaquim Couto, suspeito de mover influências políticas para pressionar autarcas e responsáveis públicos a contratarem cinco empresas da família.
Além de Joaquim Couto, são também arguidos o ex-presidente do município de Barcelos Miguel Costa Gomes, o antigo presidente do IPO do Porto Laranja Pontes e a empresária Manuela Couto, à data mulher de Joaquim Couto.

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, foi recentemente constituída arguida na “Operação Teia”, devido à contratação de Marta Laranja Pontes para sua chefe de gabinete que, segundo o MP, “teria ocorrido por influência pessoal dos principais arguidos”.

Na quinta-feira, a Procuradora-Geral da República anunciou a instauração de um processo especial de averiguação para “dissipar dúvidas” e aferir da “relevância disciplinar” da atuação do MP.

O antigo presidente do município de Barcelos Miguel Costa Gomes está ainda acusado pelo MP num outro processo, com 13 arguidos, incluindo a ex-vice-presidente da câmara Armandina Saleiro e os ex-vereadores Alexandre Maciel e Domingos Pereira, por ajustes diretos à margem da lei, para serviços de vigilância e segurança privada.

Os ex-autarcas Orlando Alves e David Teixeira demitiram-se dos cargos de presidente e de vice-presidente da Câmara de Montalegre, distrito de Vila Real, após a detenção na “Operação Alquimia”, por suspeitas de favorecimento a familiares e amigos em contratos de obras públicas, entre 2014 e 2022, superiores a 20 milhões de euros.

Além do processo principal da “Operação Éter” – que se encontra em julgamento no Porto – aguarda-se a conclusão da investigação dos autos que tiveram origem na extração de certidão deste processo para investigar a “criação e instalação do projeto de Rede de Lojas Interativas” da Turismo do Porto e Norte de Portugal, visando autarcas e ex-autarcas de quase meia centena de municípios da região Norte.

No âmbito da “Operação Ajuste Secreto”, vão a julgamento 65 arguidos, incluindo o presidente da Câmara de Albergaria, António Loureiro, e quatro ex-autarcas das câmaras de Oliveira de Azeméis e de Estarreja, no distrito de Aveiro, que vão responder, nomeadamente, por 890 crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, abuso de poder e tráfico de influências. Hermínio Loureiro, que presidiu à autarquia de Oliveira de Azeméis, entre 2009 e 2016, é outro dos arguidos que vai a julgamento.

Ainda no distrito de Aveiro, o MP acusou este mês o ex-secretário de Estado da Proteção Civil José Artur Neves, a presidente da câmara de Arouca Margarida Belém e um empresário local de vários crimes económicos cometidos na contratação e realização de obras públicas.

Já o ex-presidente da Câmara de Santarém Moita Flores e um empresário da construção civil vão a julgamento por corrupção e branqueamento de capitais. O MP diz que Moita Flores “recebeu vantagem patrimonial” (300.000 euros) do empresário que realizou a obra do parque de estacionamento subterrâneo no Jardim da Liberdade.

O antigo presidente do município do Fundão Manuel Frexes, um empresário e um funcionário da autarquia estão a ser julgados por prevaricação, participação económica em negócio, peculato e falsificação de documentos. Em causa estão factos ocorridos no mandato entre 2007 e 2011, quando Manuel Frexes presidia a este município do distrito de Castelo Branco.
Em 08 de novembro deste ano, a PJ realizou buscas às câmaras municipais de Odivelas e de Oeiras e à freguesia lisboeta das Avenidas Novas, revelando que a investigação visava “procedimentos de contratação pública realizados por diversas autarquias locais”, podendo estar em causa a prática de diversos crimes económicos.

Ainda na capital, aguarda-se o fim do inquérito da “Operação Olissipus”, centrado no urbanismo, em que o ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados. Investigam-se crimes como abuso de poder, participação económica em negócio, corrupção, prevaricação, violação de regras urbanísticas e tráfico de influências.

O MP investiga também a celebração de contratos de consultoria entre empresas municipais de Lisboa, as juntas de freguesia de Santa Maria Maior, Misericórdia e São Vicente, e empresas privadas, tendo já dado cumprimento a 11 mandados de busca, em março deste ano.

Etiquetas: Câmara Municipal de Torres VedrasCrimeCrime económicoInvestigação policialLei e justiçaTorres Vedras
Artigo Anterior

Mercadona vai abrir supermercado em Torres Vedras e está a recrutar

Próximo Artigo

Treino aberto a amantes do ciclismo em Benedita

Redação

Redação

Artigos Relacionados

Alenquer: Requalificação terminada na Escola Básica de Merceana
Sociedade

Alenquer: Requalificação terminada na Escola Básica de Merceana

por Redação
26 de Janeiro, 2023
Depressão Fien traz frio polar e chuva nos próximos dias
Sociedade

Frio coloca Região Oeste sob aviso amarelo até domingo

por Redação
26 de Janeiro, 2023
Detido suspeito de violar rapariga de 15 anos em casa de banho pública na cidade de Leiria
Sociedade

Detido suspeito de violar rapariga de 15 anos em casa de banho pública na cidade de Leiria

por Agência Lusa
25 de Janeiro, 2023
GNR de Leiria recebeu 41 denúncias sobre descargas de efluentes pecuários em 2021
Sociedade

GNR registou 196 denúncias na área ambiental do distrito de Leiria em 2022

por Agência Lusa
25 de Janeiro, 2023
Sociedade

Hospital de Leiria aumenta número de cirurgias e diminui consultas em 2022

por Agência Lusa
25 de Janeiro, 2023
Próximo Artigo
Treino aberto a amantes do ciclismo em Benedita

Treino aberto a amantes do ciclismo em Benedita

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE

Mais Recentes

Alenquer: Requalificação terminada na Escola Básica de Merceana

Alenquer: Requalificação terminada na Escola Básica de Merceana

26 de Janeiro, 2023
Entrega do IRS arranca em abril mas há várias etapas que podem reduzir imposto

Publicadas tabelas de retenção na fonte de IRS corrigidas

26 de Janeiro, 2023
CIM Médio Tejo saúda “passo gigante” com aprovação de nova região por Bruxelas

CIM Médio Tejo saúda “passo gigante” com aprovação de nova região por Bruxelas

26 de Janeiro, 2023

Mais Populares

Foliões, a “Aerovacina” “aterrou” no centro de Torres Vedras

Inauguração do Monumento do Carnaval de Torres Vedras já tem data marcada

por Redação
23 de Janeiro, 2023
0

Peregrino “Mais Famoso do Mundo” passou pela Região Oeste

Peregrino “Mais Famoso do Mundo” passou pela Região Oeste

por Redação
20 de Janeiro, 2023
0

Três menores furtam residência com recurso a arma nas Caldas da Rainha

PJ detém dois suspeitos por assaltos com armas em Torres Vedras, Bombarral e Lourinhã

por Redação
23 de Janeiro, 2023
0

PUBLICIDADE

Etiquetas

Alcobaça Alenquer Ambiente Artes Bombarral Bombeiros Cadaval Caldas da Rainha Centro Hospitalar do Oeste Coronavírus Covid-19 Crime Cultura Cultura e Entretenimento Câmara Municipal de Torres Vedras Desporto Economia Euromilhões Futebol GNR Governo Guarda Nacional Republicana Incêndio Incêndios Lei e justiça Leiria Lourinhã Mafra Meteorologia Nazaré Negócios e Finanças Peniche politica Portugal Profissionais de saúde Região Oeste SARS-CoV-2 Saúde Saúde Pública Serviço Nacional de Saúde SNS Torres Vedras Ucrânia Vila Franca de Xira Óbidos

Siga-nos

RTVON

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B, 5A
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)
Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)
Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade

Obrigado por estar connosco!

© 2021 RTVON - Work in progress by Noraya .

No Result
View All Result
  • Início
  • Sociedade
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
  • Radio RTVON

© 2021 RTVON - Work in progress by Noraya .

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Este website utiliza cookies. Ao continuar a usar este website, você concorda com o uso de cookies. Visite a nosso Política de Privacidade.