O concelho do Cadaval ilumina as principais artérias da vila já no próximo dia 8 de dezembro, marcando assim o início da época mais mágica do ano – o Natal.
A cerimónia que marcará o arranque da época natalícia acontece no dia 8 de dezembro, pelas 18h00, com o acendimento da iluminação de Natal nas principais artérias da vila, com principal destaque para a árvore natalícia, que se localizará na Praça da República.
Este momento será abrilhantado com a atuação da Orquestra Juvenil e Coro Infantil da Associação. Filarmónica e Cultural do Cadaval e com a inauguração da mostra de Esculturas de Natal das Escolas e IPSS, que ficarão em exposição até 6 de janeiro de 2023.
Em comunicado enviado à RTVON, a autarquia informa que dando cumprimento ao plano de poupança de energia, numa decisão concertada entre os concelhos da OesteCIM, a iluminação decorativa do Natal só vai estar ligada até às 24h00.
Com as luzes ligadas, segue-se a inauguração do Parque de Natal, que irá localizar-se no Parque de Lazer e incluirá insufláveis, pinturas faciais, esculturas de balões, carrinhos a pedais e diversos elementos decorativos, tais como o túnel de luzes, a árvore de Natal, o boneco de neve, o baloiço de Natal, entre outros. O Parque de Natal funcionará nos dias 10, 11, 17 e 18 de dezembro e promete ser o epicentro da diversão dos mais novos que, nestes quatro dias, pelas 15h, contarão sempre com um apontamento artístico: Concerto do projeto Musiforma no dia 10, atuação da Classe de Dança Avançada da Casa do Povo do Cadaval no dia 11, concerto da Bandinha de Natal no dia 17 e atuação da Orquestra Juvenil da Associação Filarmónica 1.º de Dezembro de Pragança no dia 18.
As visitas ao Museu Municipal também serão alargadas neste período festivo. Nesse sentido, nos dias 10, 11, 17 e 18, entre as 14h30 e as 17h00, estará de portas abertas (gratuitamente).
Nas manhãs de sábado, 10 e 17 de dezembro, entre as 10h e as 13h, o Pai Natal irá marcar presença na Praça da República para a indispensável entrega de presentes às crianças, um dos mais simbólicos momentos da quadra.
O “Mercado de Natal” também volta a integrar a programação e decorrerá na Praça da República nos dias 10, 11, 17 e 18, entre as 10h00 e as 14h00. Esta iniciativa visa dinamizar o comércio na vila e permitir aos artesãos e produtores locais a venda dos seus produtos.
No que diz respeito aos concursos “Natal é no Comércio Tradicional” e “Natal à Mesa”, que decorrem entre 8 de dezembro e 6 de janeiro, quem usufruir de compras (20 euros ou mais) ou refeições (10 euros ou mais) nos espaços aderentes, habilita-se ao sorteio de um total de 40 prémios.

