No passado sábado, dia 10 de dezembro, várias pessoas concentraram-se, em frente ao ACES Oeste Sul, em Torres Vedras, numa iniciativa da CDU, para exigir mais médicos para a Região Oeste.
Organizada pela CDU, esta ação, denominada “O Oeste precisa de médicos de família”, contou com a presença do deputado Duarte Alves, do presidente e vereadores CDU da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, vários autarcas da CDU e população dos concelhos que integram este agrupamento de centros de saúde (Cadaval, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras) que, junto à sede do ACES mostraram o seu desagrado pelo reduzido número de médicos de família.
Em comunicado, a CDU revela que “dados recentes indicam que nestes concelhos mais de 70 mil utentes não têm médico de família”.
No decurso desta ação, foi constituída uma tribuna pública onde os participantes tiveram oportunidade de divulgar situações concretas relacionadas com a falta de médicos, expressando o seu descontentamento “pela situação limite a que se chegou, bem como a necessidade urgente de o governo do PS tomar medidas tendentes à resolução deste problema e garantir o direito da população a ter cuidados de saúde adequados”.
Na sua intervenção, o deputado comunista Duarte Alves, valorizou a importância da ação e abordou a problemática da falta de médicos e de outros profissionais de saúde no Serviço Nacional de Saúde, situação que dificulta sobremaneira o acesso a cuidados de saúde primários.
“O deputado teve ainda oportunidade para divulgar várias propostas apresentadas pelo PCP”, apontando que as mesmas “têm sido sucessivamente chumbadas pelo PS e pelos partidos de direita”.

