O Museu do Presépio de Alenquer recebeu cerca de 3 mil visitantes no primeiro ano, revelou o Município de Alenquer.
“Os dados mostram que foram os portugueses quem mais visitou o espaço, provenientes de vários pontos do país, mas registam também um número muito significativo de visitantes estrangeiros, vindos de países como Alemanha, Brasil, Bélgica, Itália, Egipto, Espanha, França, Hungria, Japão, México, República Checa, Rússia, Líbano, Sérvia ou Países Baixos”, afirmou a autarquia.
O projeto inaugurado a 1 de dezembro de 2021, após requalificação de um espaço onde outrora funcionara aquela que foi historicamente a primeira escola Conde Ferreira do país.
“Além da componente mais lúdica, o espaço serve também um propósito pedagógico, procurando dar a conhecer a história do presépio, que está ligada à história de Alenquer, também conhecida como Presépio de Portugal”, adiantou.
Reúne um leque de aproximadamente quarenta obras, de artistas provenientes de todo o país, que representam a expressão natalícia, desde a sua forma mais clássica e romântica, a outras mais ousadas e contemporâneas.
O Presépio Monumental de Alenquer também está em destaque dentro do espaço, numa plataforma interativa que “facilita a compreensão das figuras” que se erguem no cimo da encosta de Alenquer, por altura do Natal.
O município adiantou ainda que “outro dos pontos obrigatórios da visita é a ala dedicada ao Pintar e Cantar dos Reis, tradição alenquerense classificada como Património Cultural Imaterial Nacional”.
O Museu do Presépio de Alenquer pode ser visitado todos os dias durante o mês de dezembro, entre as 10 horas e as 18 horas. Nos restantes meses, as visitas decorrem entre as 10 horas e as 17 horas, de terça-feira a sábado.