Na sequência de episódios recentes de agressão a árbitros de futebol, o Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras (NAFTV), do qual faz parte o árbitro Tiago Silva que foi agredido violentamente por um jogador do Povoense, veio informar publicamente que os seus árbitros não estarão presentes em nenhum jogo organizado pela Associação de Futebol de Lisboa (AFL) no próximo fim-de-semana, alertando para esta problemática e para a urgência na tomada de medidas que previnam este tipo de incidentes.
De acordo com a NAFTV, “a agressão ocorreu aos 43 minutos de jogo ao árbitro principal Tiago Silva”.
“Após a agressão o jogador agressor ainda tentou uma segunda agressão após já estar tudo calmo, não conseguindo os seus intentos devido aos jogadores presentes que não o deixaram…
Ainda assim a mãe do jogador, que nada tem a ver com o assunto, tentou pedir satisfações ao árbitro depois da agressão…”, lê-se na página de Facebook do núcleo de árbitros torrienses.
Também a AFL emitiu comunicado semelhante, cancelando todos os jogos sob sua égide que estivessem agendados para o próximo fim-de-semana.
Em comunicado enviado à RTVON, o município de Torres Vedras repudia “estes episódios de agressão a árbitros de futebol, demonstrando solidariedade por todos aqueles que foram vítimas de atos de vandalismo e desrespeito pelo próximo”.
“Enquanto município pioneiro na obtenção da Bandeira Ética e na defesa de uma prática desportiva onde os valores do respeito por todos os seus agentes sejam inquestionáveis, o Município de Torres Vedras solidariza-se com as tomadas de posição do NAFTV e da AFL, cancelando também os jogos dos quadros competitivos municipais em todos os escalões”, acrescenta o comunicado.
“Que todos os envolvidos no fenómeno desportivo (organizações com responsabilidades públicas, clubes desportivos, dirigentes, treinadores, atletas, pais, árbitros, etc.), saibam aproveitar esta oportunidade para contribuir, cada um à sua maneira, para tornar a prática desportiva amadora um lugar de formação e de promoção da cidadania”, frisa.
“Ao jovem árbitro do NAFTV que foi agredido no passado fim-se-semana, o Município de Torres Vedras endereça votos de rápidas melhoras ”, conclui a autarquia torriense.
Leia o comunicado na íntegra do Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras (NAFTV) :
O Núcleo de Árbitros de Futebol de Torres Vedras (NAFTV) vem por este meio comunicar, que face aos acontecimentos do último fim-de-semana (10 e 11 de dezembro), envolvendo agressões bárbaras e selvagens aos árbitros Tiago Silva, nosso associado e membro da Direção e ao Pedro Silva, entendeu em reunião de Direção e em reunião com todos os Núcleos de Árbitros do distrito de Lisboa, tomar medidas fortes face aos acontecimentos expostos, seguindo abaixo as decisões que entram em vigor a partir de hoje, 13 de dezembro de 2022, até existir alguma solução prática:
1. Todos os associados e solidários do NAFTV, abaixo descritos, não vão comparecer aos jogos para os quais sejam nomeados pela Associação de Futebol de Lisboa;
2. NAFTV deixa de efetuar nomeações de competições de Futebol de 7 de âmbito distrital, pertencentes à Associação de Futebol de Lisboa;
3. Vetar as nomeações referentes aos clubes Arsenal 72 – Desporto e Cultura e União Atlético Povoense;
4. Após as pausas das competições, estando o recomeço das mesmas previsto para 7 e 8 de janeiro de 2023, caso ainda não existam medidas significativas, os árbitros vão continuar a não comparecer nos jogos para os quais sejam nomeados pela Associação de Futebol de Lisboa