A chuva forte que caiu no concelho de Peniche na tarde deste domingo, dia 1 de janeiro, provocou várias inundações em diversos pontos do concelho. A freguesia de Atouguia da Baleia foi das freguesias mais afetadas do município pelas fortes chuvas que caíram .
A subida do caudal de uma ribeira obrigou ao corte de trânsito na Rua Principal entre o Lugar da Estrada e Casal Moinho.
Na localidade de Casal Moinho, o mau tempo causou ainda a inundação de campos agrícolas.
Houve também registo de inundações na localidade de São Bernardino.
Em declarações à RTVON, António Salvador, presidente da Junta de Freguesia de Atouguia da Baleia, destaca que “Geraldes, São Bernardino e o centro da Atouguia da Baleia” foram as zonas que ficaram mais afetadas.
O rio galgou as margens “junto à foz do rio São Domingos e o Casal Moinho” e acabou por atingir também campos agrícolas.
O Rio Ferrel transbordou “do lado da Atouguia e ficou a correr água para dentro das fazendas e alagou as várzeas”, refere o autarca
O presidente da Freguesia de Atouguia da Baleia adiantou ainda que há “muitos danos materiais”, nomeadamente, em garagens e caves devido às inundações.




De acordo com a Autoridade Nacional da Proteção Civil, o distrito de Leiria estava sob aviso laranja com precipitação a partir das “12 horas até as 18 horas deste mesmo dia, com aviso amarelo para a agitação marítima a partir das 21 horas de sábado, dia 31 de dezembro de 2022 até às 18 horas de domingo, dia 1 de janeiro de 2023”.
As imagens enviadas por seguidores à RTVON, mostram as inundações em diversos pontos do concelho de Peniche, no distrito de Leiria, que registou 104 ocorrências.