Terça-feira, 31 Janeiro, 2023
RTVON
  • Sociedade
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
  • Diretos
  • Passatempos
No Result
View All Result
RTVON
  • Sociedade
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
  • Diretos
  • Passatempos
RTVON
No Result
View All Result
Home Economia

Novos números na Carris Metropolitana criam uma “saga” e “confusão” na margem norte 

Agência Lusa por Agência Lusa
2 de Janeiro, 2023
em Economia
Tempo de leitura: 4 mins
0
Informação sobre transportes da AMLisboa será disponibilizada em tempo real em aplicação
15
Partilhas
297
Visualizações
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

O ano novo prometia novidades no serviço de autocarros na Grande Lisboa, mas o primeiro impacto da Carris Metropolitana é de confusão, com os passageiros envolvidos numa “saga” para saber os novos números das carreiras.

Como descreveu Valquíria Aquino, que esperava um autocarro no terminal do Campo Grande, em Lisboa, começou “a saga de procurar os números”, sendo esta a principal dúvida dos utilizadores de transportes públicos ouvidos pela agência Lusa esta manhã.

“Hoje está uma confusão”, explicou Valquíria, que costuma frequentar o terminal do Campo Grande, de onde partem autocarros para os concelhos de Mafra, Loures e outros pontos da região Oeste.

Os autocarros da Carris Metropolitana começaram a circular pelos concelhos da margem norte do Tejo no domingo e a Lusa foi hoje ver como está a decorrer o serviço.

O novo sistema de numeração da Carris Metropolitana tem quatro dígitos e, antes do dia 1 de janeiro, as carreiras tinham três.

No entanto, esta manhã ainda circulavam vários autocarros com os números antigos, porque os letreiros que indicam os números e o destino das carreiras ainda “não estão programados”, explicou um motorista à Lusa.

A impaciência tomou conta de algumas pessoas, que se estão a habituar à nova disposição das paragens no terminal e aos novos números das carreiras.

“Antigamente tinham os destinos nas placas das paragens”, lembra uma mulher presente no terminal, apontando, de forma indignada, para as novas placas colocadas no Campo Grande e que já não informam a paragem final, mas apenas os números.

Como algumas linhas também não têm informação afixada nas paragens, os utilizadores dirigem-se aos motoristas, mas nem todos conseguem ajudar.

“Coitados, eles não têm culpa”, comentou outra mulher no terminal, enquanto Valquíria disse que hoje foi ajudada por um “motorista muito querido”, embora “normalmente” não sejam assim.

“As pessoas têm de ser um bocadinho mais pacientes”, aconselhou António Rodrigues, outro passageiro que aguardava a chegada do autocarro.

A “saga” repete-se em Odivelas, nas paragens localizadas juntas à estação local do Metropolitano de Lisboa.

Francisca Azenha, moradora na Serra da Luz, e Ernesto Silva, que reside no Jardim da Amoreira, usam diariamente transportes públicos e esperavam estas mudanças, mas também se mostram confusos com os novos números dos autocarros amarelos.

“Ainda não fixei os números, são totalmente diferentes”, afirmou Francisca, que, tal como Ernesto, consultou os horários antes de sair de casa.

No entanto, Ernesto Silva referiu que “nem todas as carreiras têm horários disponíveis” na internet e nas paragens, recordando que, no dia 1 de janeiro, primeiro dia da Carris Metropolitana no distrito de Lisboa, não conseguiu apanhar nenhum autocarro.

“Ontem [domingo] tive de vir a pé do Jardim da Amoreira até ao metro [de Odivelas]. Foram 37 minutos”, lembrando ainda que, na paragem junto à sua casa, passam seis linhas de autocarro.

A Carris Metropolitana, a nova marca de autocarros gerida pela empresa pública Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) que pretende uniformizar os transportes rodoviários de passageiros em toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML), começou no verão de 2022 nos concelhos do distrito de Setúbal.

O início das operações ficou marcado por falhas no funcionamento das linhas e pela falta de viaturas e de motoristas, razões que levaram a TML a adiar para janeiro de 2023 o arranque da Carris Metropolitana na margem norte do Tejo.

Hoje foi o segundo dia desta marca no distrito de Lisboa, em que a Viação Alvorada (que funde a Vimeca e a Scotturb) trabalha em Oeiras, Sintra e Amadora, e a Rodoviária de Lisboa, juntamente com outras empresas do Grupo Barraqueiro, como a Santo António, a Mafrense ou a Isidoro Duarte, junta os serviços em Odivelas, Loures, Mafra e Vila Franca de Xira.

Cascais e Lisboa mantêm os operadores municipais (a Mobi Cascais e a Carris, respetivamente), embora a Carris Metropolitana realize ligações intermunicipais com estes concelhos.

Expandida agora ao distrito de Lisboa, a TML afirma que, “para já”, na Área Metropolitana de Lisboa, existem “mais de 20 mil horários / circulações num dia útil”, um valor que representa “mais 20% do que os horários do serviço anterior à Carris Metropolitana”.

No total, a empresa assinala um total superior a 700 linhas, em que cerca de 13% são novas, operadas por cerca de 3.000 motoristas.

Entre as carreiras que mantêm horários praticamente iguais e as linhas novas criadas, os dois moradores entrevistados pela Lusa, em Odivelas, esperam que a nova oferta resolva a sobrelotação dos autocarros.

“O espaço entre carreiras devia ser de 10 ou 15 minutos”, sugere Ernesto Silva, lembrando que, na hora de ponta da manhã, os veículos costumam vir “cheios”.

O mesmo aponta Francisca Azenha: “Na minha zona, costumam vir super lotados e, antigamente, conseguia estar mais de meia hora à espera de autocarro. Espero que melhore”.

Esta será uma semana de habituação à nova “cara” dos autocarros, que agora incluem dois validadores de bilhetes e passes à entrada, portas USB para carregamento de dispositivos móveis e rede ‘wi-fi’, além de serem veículos “com uma idade média que não ultrapassa um ano e meio”, como apontou à Lusa, em maio, a presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa e também autarca da Amadora, Carla Tavares.

Etiquetas: Carris MetropolitanaEconomiaMafraNegócios e FinançasRegião OesteTransporte rodoviárioTransportes
Artigo Anterior

Chuva intensa provocou inundações na freguesia de Atouguia da Baleia. Veja as imagens

Próximo Artigo

Reorganização das urgências não cumpre direitos laborais dos médicos

Agência Lusa

Agência Lusa

Artigos Relacionados

Ministra da Agricultura apresentou PEPAC 2023-2027 em Alenquer
Economia

Ministra da Agricultura apresentou PEPAC 2023-2027 em Alenquer

por Redação
30 de Janeiro, 2023
Entrega do IRS arranca em abril mas há várias etapas que podem reduzir imposto
Economia

Publicadas tabelas de retenção na fonte de IRS corrigidas

por Agência Lusa
26 de Janeiro, 2023
CIM Médio Tejo saúda “passo gigante” com aprovação de nova região por Bruxelas
Economia

CIM Médio Tejo saúda “passo gigante” com aprovação de nova região por Bruxelas

por Agência Lusa
26 de Janeiro, 2023
Estabilização das arribas da Nazaré consignada e concluída em oito meses
Economia

Estabilização das arribas da Nazaré consignada e concluída em oito meses

por Agência Lusa
25 de Janeiro, 2023
PepsiCo investe 7,5 milhões na fábrica do Carregado
Economia

PepsiCo investe 7,5 milhões na fábrica do Carregado

por Agência Lusa
24 de Janeiro, 2023
Próximo Artigo
Reorganização das urgências não cumpre direitos laborais dos médicos

Reorganização das urgências não cumpre direitos laborais dos médicos

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

PUBLICIDADE

Mais Recentes

Lourinhã desativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Lourinhã desativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

31 de Janeiro, 2023
Assinado protocolo para caracterização das águas residuais hospitalares de Lisboa 

Assinado protocolo para caracterização das águas residuais hospitalares de Lisboa 

30 de Janeiro, 2023
Ministra da Agricultura apresentou PEPAC 2023-2027 em Alenquer

Ministra da Agricultura apresentou PEPAC 2023-2027 em Alenquer

30 de Janeiro, 2023

Mais Populares

Foliões, a “Aerovacina” “aterrou” no centro de Torres Vedras

Inauguração do Monumento do Carnaval de Torres Vedras já tem data marcada

por Redação
23 de Janeiro, 2023
0

Descoberta nova flora de plantas angiospérmicas em Torres Vedras

Descoberta nova flora de plantas angiospérmicas em Torres Vedras

por Agência Lusa
30 de Janeiro, 2023
0

Junta de Freguesia entrega equipamento de Hóquei em Patins ao Sporting Clube de Torres

Junta de Freguesia entrega equipamento de Hóquei em Patins ao Sporting Clube de Torres

por Redação
24 de Janeiro, 2023
0

PUBLICIDADE

Etiquetas

Alcobaça Alenquer Ambiente Artes Bombarral Bombeiros Cadaval Caldas da Rainha Centro Hospitalar do Oeste Coronavírus Covid-19 Crime Cultura Cultura e Entretenimento Câmara Municipal de Torres Vedras Desporto Economia Euromilhões Futebol GNR Governo Guarda Nacional Republicana Incêndio Incêndios Lei e justiça Leiria Lourinhã Mafra Meteorologia Nazaré Negócios e Finanças Peniche politica Portugal Profissionais de saúde Região Oeste SARS-CoV-2 Saúde Saúde Pública Serviço Nacional de Saúde SNS Torres Vedras Ucrânia Vila Franca de Xira Óbidos

Siga-nos

RTVON

Sede e Redação

Rua Dr. José de Bastos 2B, 5A
2560-332 Torres Vedras

Telefone: 261 096 118
(Chamada para a rede fixa nacional)
Telemóvel: 910 603 587
(Chamada para a rede móvel nacional)
Administrativos: geral@rtvon.com
Redação: redacao@rtvon.com
Publicidade: comercial@rtvon.com

Saiba Mais

  • Entrar em Contacto
  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Política de Privacidade

Obrigado por estar connosco!

© 2021 RTVON - Work in progress by Noraya .

No Result
View All Result
  • Início
  • Sociedade
  • Política
  • Economia
  • Cultura
  • Desporto
  • Opinião
  • Radio RTVON

© 2021 RTVON - Work in progress by Noraya .

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Este website utiliza cookies. Ao continuar a usar este website, você concorda com o uso de cookies. Visite a nosso Política de Privacidade.