Lisboa e Leiria fazem parte dos dez distritos de Portugal continental que estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de agitação marítima. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê ondas de noroeste com quatro a cinco metros.
O aviso para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vai prolongar-se até às 18h00 desta segunda-feira. Já para Setúbal, Beja e Faro terminou às 9h00.
O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e porto de Cascais estão fechadas à navegação.
De acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional, a barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de tamanho igual ou inferior a 30 metros, mantendo-se aberta à restante navegação.
A barra marítima de Aveiro está fechada a embarcações de tamanho igual ou inferior a 35 metros, encontrando-se aberta à restante navegação.