O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) passou a ter, desde o início deste mês, uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta, sediada em Torres Vedras, foi hoje anunciado em nota de imprensa.
O grupo foi constituído com o objetivo de aproximar os serviços de psiquiatria e saúde mental da população que acompanham e assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental.
Estas equipas comunitárias “baseiam-se no modelo de abordagem sistémico das pessoas com doença mental, devendo assegurar o tratamento na comunidade, contribuindo para a redução do estigma e discriminação, muitas vezes associados à doença mental”, informou o CHO.
A nova equipa multidisciplinar é constituída por um médico com a especialidade de psiquiatria (que coordena a equipa), dois enfermeiros, sendo um especialista em saúde mental e psiquiátrica, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, com a profissão de terapeuta ocupacional, e um assistente técnico.
Esta “é uma das cinco equipas criadas pelo Governo, através do Despacho n.º 8455/2022, publicado em 11 de julho em Diário da República, abrangido pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.