O Município de Alcobaça está a colaborar com a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim) na elaboração do Estudo de Antecipação de Necessidades de Qualificações na Região Oeste, informou hoje a autarquia.
Trata-se de uma ferramenta de diagnóstico que “irá permitir identificar, em cada município da comunidade intermunicipal, as principais lacunas em matéria de qualificações e competências dos munícipes, nas várias faixas etárias”, especificou a Câmara Municipal de Alcobaça.
“Pretende-se igualmente obter uma visão prospetiva e integrada no contributo da oferta de qualificações para o desenvolvimento competitivo dos setores e das regiões”, afirma o município.
“O estudo está a ser conduzido por investigadores do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) com quem estive ontem reunido por videoconferência, juntamente com vereadores e técnicos do Município, numa sessão organizada em três pontos de análise : o desenvolvimento e desafios económicos da região, o desenvolvimento e dinâmicas de trabalho e necessidades de qualificações”, revela o Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
“Sublinho a relevância deste trabalho que nos irá apoiar na tomada de decisões a nível do desenvolvimento de uma política de qualificação profissional das nossas populações adequada às necessidades específicas do nosso concelho”, refere o autarca.