No âmbito da elaboração da candidatura da Lagoa de Óbidos a Sítio Ramsar, serão dinamizadas quatro sessões informativas, informou hoje o município de Óbidos.
As sessão serão apresentadas na Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa e Junta de Freguesia do Vau (concelho de Óbidos) e Junta de Freguesia da Foz do Arelho e Junta de Freguesia do Nadadouro (concelho das Caldas da Rainha).
A primeira sessão terá lugar na Junta de Freguesia do Nadadouro, a 2 de Fevereiro, Dia Mundial das Zonas Húmidas, pelas 19 horas, e as restantes serão brevemente anunciadas e decorrerão nos meses de março, abril e maio.
Estas sessões abertas ao público terão como objetivo “informar e dar a conhecer a importância da Lagoa de Óbidos enquanto zona húmida, o que é um Sítio Ramsar e quais os benefícios associados a este galardão internacional”, revela a autarquia.
As sessões contam com a presença de um orador convidado diferente em cada uma delas, sendo a primeira oradora convidada Maria de Jesus Fernandes (em representação da candidatura do Paul de Tornada a Sítio Ramsar).
As inscrições são feitas através do preenchimento de formulário.
No passado mês de novembro, os municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos e a associação PATO assinaram um protocolo de colaboração com o intuito de elaborar a candidatura da Lagoa de Óbidos a Sítio Ramsar. O acordo tem o objetivo de firmar “um trabalho conjunto para a dinamização de ações de educação e sensibilização ambiental”.
A Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa portuguesa. Possui uma área total aproximada de 6.9 quilómetros quadrados e uma profundidade média de dois metros, com cotas que vão desde 50 centímetros aos cinco metros.