Em fevereiro, Alenquer promove um ciclo cultural para celebrar o 521.º aniversário sobre o nascimento de Damião de Góis, figura importante da história de Portugal e natural do concelho.
Alenquer vai assinalar os 521 anos do nascimento de Damião de Góis, historiador e humanista natural deste concelho, com um programa comemorativo organizado pelo município, entre 1 e 28 de fevereiro.
Da programação, fazem parte workshops, conferências, tertúlias, concertos, caminhadas, jantares, uma feira do livro temática e visitas ao Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, inaugurado em 2017.
“Os programas educativos são muito importantes, porque permitem criar a identificação com esta figura desde cedo. Acreditamos que, desta forma, estamos a dar um contributo importante para o prolongar do legado deste que foi o maior humanista português de todos os tempos e um visionário que esteve sempre muito à frente do seu tempo e nos ensinou muito”, explica Rui Costa, vereador com o pelouro da cultura.
“Queremos que seja uma programação de qualidade. É pensada para um público específico e temos de proporcionar pequenos momentos de qualidade a esse público. Teremos duas pessoas ligadas à academia, muito reconhecidas nessa matéria e que virão a Alenquer partilhar conhecimento. Há ainda programas familiares e uma oferta musical diferenciada. É uma programação que pretende formar melhores cidadãos, na senda do que foi a vida de Damião de Góis e é nesse sentido que temos de continuar a dar passos”, refere Rui Costa.
Para aproximar dos mais jovens, há atividades previstas para a comunidade escolar do concelho.
