A Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados em Estomaterapia (APECE) vai organizar, nos dias 24 e 25 de fevereiro, o seu Congresso Nacional, que vai reunir “vários convidados conceituados com comunicações desafiantes e de grande importância a nível científico e de prática clínica”.
Sob o lema “Gestão integrada de saberes”, o evento decorrerá em Peniche e pretende “proporcionar um espaço para aquisição de novos conhecimentos, mas também o estabelecimento de ligações profissionais entre enfermeiros peritos de todo o país, enriquecendo assim a partilha de práticas baseadas na evidência” são objetivos da iniciativa, que decorre sob o lema “Gestão integrada de saberes”.
No Congresso pretende-se “continuar a primar pela partilha do conhecimento, partilha e discussão de temáticas relacionados com os cuidados à pessoa com ostomia, com conferências, mesas de debate, espaço de investigação, workshops, comunicações livres e posters”.
A estomaterapia é uma área de especialização de enfermagem, no acompanhamento de doentes no pré e pós-operatório, quando o tratamento da doença implica uma cirúrgica com realização de ostomias.