A petição intitulada “Um Hospital para todo o Oeste” foi entregue hoje na Assembleia da República.
Subscrito por mais de 29 mil pessoas, o documento defende que deve “ser reconhecida a extrema necessidade e urgência na construção e entrada em funcionamento” da futura infraestrutura hospitalar da Região Oeste.
O primeiro subscritor, José Augusto de Carvalho foi acompanhado pelo presidente da Assembleia Intermunicipal da OesteCIM, Rui Prudêncio, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal do Bombarral, Ricardo Fernandes, do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho, do presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, Brian Silva e do vereador da Câmara Municipal do Cadaval, Dinis Duarte.
Marcaram também presença os deputados da Assembleia da República, Duarte Pacheco (PSD), João Nicolau e Jorge Martins (PS).
Em representação do Presidente da Assembleia da República presidiu ao ato a Vice-Presidente, Edite Estrela, a quem entregaram pessoalmente o abaixo-assinado.
O texto da petição afirma que “há mais de 20 anos” a população da região Oeste luta contra “deficientes cuidados de saúde”, por possuir “unidades hospitalares com instalações inadequadas e envelhecidas, equipamentos tecnologicamente ultrapassados e falta de profissionais, com excessiva rotatividade do pessoal médico, em grande parte tarefeiro e com manifesta sobrelotação na acessibilidade”.
Num comunicado enviado à RTVON, o organizador da petição refere que “a presente petição com mais de 29 mil assinaturas, recolhidas em poucos dias, é um grito de alma de populações que sofrem à míngua de cuidados hospitalares. Um grito de alma como expressão da necessidade profunda e premente de um novo hospital para todo o Oeste. Um grito de alma dirigido às entidades competentes para que não se deixem influenciar por “visões de campanário” e, muito menos, arrastar por manobras dilatórias contrárias ao interesse geral das populações do Oeste”.