A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos comemora o seu 96º aniversário neste domingo, dia 2 de abril.
A cerimónia deste ano decorrerá na localidade do Vau com um programa a iniciar pelas 8h30 com o hastear das bandeiras.
Segue-se a romagem ao cemitério dos Arcos, em Óbidos e depois a missa de homenagem aos bombeiros falecidos e bênção de novos veículos na Igreja de Nossa Senhora da Piedade, no Vau.
Para as 11h00 está marcado, no largo da junta de freguesia do Vau, uma sessão de condecorações e promoções e pelas 11h30 prevê-se o inicio do desfile apeado e motorizado.
Ao 12h30 realiza-se uma sessão solene naa Associação Recreativa Desportiva e Cultural Vauense, seguindo-se um almoço de confraternização.
Recorde-se que o Corpo de Bombeiros de Óbidos foi fundado no dia 1 de Abril de 1927 por três obidenses, Severo Batista Cruz de Morais, Frederico João Amorim Garcia e Francisco José Ferreira de Morais, o primeiro presidente da direção e comandante, o segundo tesoureiro e o terceiro secretário, tomando o nome de Bombeiros Voluntários Obidenses.
Foi profundamente remodelada e reorganizada em Abril de 1938, sob a presidência e comando de José Cecílio de Magalhães Mexia Costa, tomando a designação de Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Óbidos.
Teve o seu primeiro quartel construído de raiz em 1977, nos Arrifes, inaugurado no dia 3 de Abril desse ano. O atual quartel-sede foi inaugurado no dia 6 de Maio de 2006 e situa-se no Senhor da Pedra, junto ao Santuário com o mesmo nome.