António Carneiro, deputado municipal do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Torres Vedras, faleceu esta quinta-feira, dia 25 de maio, vítima de cancro do pulmão.
O Município de Torres Vedras emitiu nota de pesar pelo autarca que “destacou-se pelo empenho no desenvolvimento turístico da Região Oeste e pela dinamização de alguns dos mais importantes eventos do concelho”.
António Carlos Nunes Carneiro foi presidente da Junta de Freguesia do Turcifal de 1980 a 1983, e vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras de 1983 a 1997, tendo assumido os pelouros da Cultura e do Turismo.
Nesse período, deu início à gestão municipal do Carnaval, da Feira de São Pedro e do Festival das Vindimas. Foi ainda vogal do Primeiro Conselho de Gerência da Promotorres, aquando da sua constituição, em 1997.
Foi presidente da Região de Turismo do Oeste e presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo. No desempenho destes cargos, deu um inegável contributo para o desenvolvimento turístico da Região Oeste e foi o principal responsável pela reorganização administrativa do setor do turismo, tendo recebido a Medalha de Mérito Turístico de 1.º grau (ouro) em 1997.
Foi agraciado com a insígnia de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola Comercial e Industrial em 2000. Recebeu, ainda, a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro do Município de Torres Vedras e a Medalha de Mérito Municipal de Caldas da Rainha.
O seu percurso ficou também marcado pelo associativismo, tendo sido dirigente da Casa do Povo de Turcifal, da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, do Sport Clube União Torreense, da Tuna Comercial Torreense e da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, da qual era sócio fundador.
Atualmente, assumia a presidência da Assembleia Geral do Sporting Clube de Torres e da Assembleia Geral da Enatur – Empresa Nacional de Turismo.
“A Câmara Municipal de Torres Vedras manifesta o seu profundo pesar à família e declara, a partir de amanhã, dois dias de luto municipal”, sublinhou.