A Câmara Municipal do Bombarral e o Município de Santa Cruz, na ilha de Santiago, Cabo Verde, assinaram esta segunda-feira, dia 22 de maio, um protocolo de cooperação com a finalidade de estabelecer programas comuns tendo em vista o desenvolvimento mútuo das respetivas populações nas diversas áreas de atuação de ambas as autarquias.
Segundo um comunicado de imprensa da autarquia bombarralense este protocolo reforça “os laços culturais e de amizade que ligam os povos dos países africanos de língua oficial portuguesa ao povo português, esta cooperação tem por finalidade dinamizar programas de cooperação cultural, social, educativa, turística, económica e ambiental, com destaque, do ponto de vista do Município do Bombarral para a cooperação técnica, a recepção de técnicos qualificados e ao apoio a projectos de desenvolvimento local, particularmente nas áreas sociais e educativas”.
O contacto entre ambas as autarquias foi efetuado através de videoconferência. O acordo foi assinado pelos presidentes das Câmaras Municipais do Bombarral, Ricardo Fernandes, e de Santa Cruz, Carlos Silva, tendo ambos afirmado “a sua satisfação pelo estabelecimento desta parceria, atendendo às mais valias que a mesma irá gerar para as respetivas populações”.
O autarca bombarralense contou com a companhia do vice-presidente Nuno Vicente, do vereador Bruno Santos e da vereadora Fátima Coelho, enquanto o autarca cabo-verdiano teve ao seu lado o vereador Nilton Paiva.