O Governo e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) apresentaram esta sexta-feira a Assistente Virtual, uma solução de inteligência artificial para o setor público português, que irá responder, em tempo real, a questões dos cidadãos sobre a chave móvel digital.
A Assistente Virtual pretende “apoiar o cidadão na sua interação digital com os serviços públicos, tirando partido de voz e de processamento de linguagem natural”, refere o gabinete do secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa.
Esta solução tecnológica resulta de “um trabalho conjunto da AMA com várias entidades privadas, designadamente a Microsoft, enquanto fornecedor da tecnologia Cloud de base à solução, através do Azure OpenAI Service e suporte ao desenvolvimento do piloto”, refere o gabinete de Mário Campolargo.
A este parceiro tecnológico, juntou-se a Defined.AI, “que desenvolveu o modelo de voz otimizado para português e articulou o desenvolvimento do avatar com uma start-up especializada em inteligência artificial, a Daredata, parceiro responsável pela integração e implementação do piloto”.
“Este lançamento representa um marco significativo na transformação digital dos serviços públicos em Portugal e um dos elementos da nova estratégia do atendimento do futuro que a AMA está a desenvolver. Além de promover a aproximação entre o Estado e os cidadãos, trata-se de uma solução inovadora, que adiciona um avatar com voz em língua portuguesa aos canais de comunicação com o setor público”, afirma Mário Campolargo, citado em comunicado.
A Assistente Virtual terá a Chave Móvel Digital como serviço piloto para o uso desta tecnologia, que, “a breve trecho”, será transversal a outros serviços públicos disponíveis no portal eportugal, sintetiza o Governo.
“Com a utilização desta tecnologia, é possível garantir aos cidadãos um atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, conectando-os à Chave Móvel Digital por meio de dispositivos móveis, telefones e computadores”, acrescenta.
Esta ferramenta foi apresentada hoje no Centro Cultural de Belém através de uma sessão de apresentação que contou com a demonstração live do projeto, bem como com as intervenções do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo e do Presidente da AMA, João Dias.