A Câmara do Bombarral, no distrito de Leiria, iniciou obras de remodelação em instalações camarárias, orçadas em 1,6 milhões de euros (ME), para receberem a Loja do Cidadão, disse hoje fonte oficial autárquica.
A mesma fonte afirmou à agência Lusa que a empreitada foi iniciada no final de maio, estando a decorrer trabalhos de preparação do estaleiro.
As obras orçadas em 1,6 ME vão ter um prazo de execução de 10 meses, segundo o concurso lançado em julho de 2022.
Após as obras, o espaço vai ser transformado em Loja do Cidadão, onde vão ser concentrados serviços do Espaço do Cidadão, hoje a funcionar nos Paços do Concelho, da Autoridade Tributária, do Instituto de Registos e Notariado e da Segurança Social.
Além de os vários serviços estarem dispersos pela vila, as atuais instalações do Instituto de Registos e Notariado são acessíveis por escadas, limitando o acesso a cidadãos com mobilidade reduzida.
A autarquia tem como objetivo encontrar a melhor solução para a junção, no mesmo edifício, de uma multidisciplinaridade de serviços e dinamizar a zona central da vila, revitalizando um imóvel já existente e a própria Rua do Comércio, onde se localiza.
As futuras instalações da Loja do Cidadão contíguas ao balcão da Caixa Agrícola foram adquiridas a privados no mandato autárquico anterior, por 80 mil euros.
A intervenção contempla demolições, trabalhos de construção com betão armado, nas coberturas, cantarias e alvenarias, pinturas, obras de isolamento e de impermeabilização, alterações nas redes elétrica, de água, de saneamento e de telecomunicações, instalação de mobiliário, entre outras.