No passado sábado, dia 3 de junho, realizou-se a cerimónia de tomada de posse dos órgãos da Distrital da Juventude Social Democrata (JSD) Lisboa Área Oeste.
Raquel Lourenço tomou posse como presidente da Comissão Política dos jovens sociais-democratas oestinos.
A jovem de 25 anos expressou “a sua gratidão aos militantes por depositarem a sua confiança nela e na sua equipa, composta por um grupo de jovens dispostos a fazer a diferença pela sua terra. Com espírito renovador, pretende-se enfrentar os desafios, unir a distrital e valorizar cada membro e as suas ideias, assim como, a promoção dos valores e causas social-democratas”.
A comissão política é ainda constituída por Henrique Santos, Margarida Carlos, Kevin Bernardo e Duarte Correia (vice-presidentes), Paulo Pereira (secretário-geral) e pelos vogais António Rodolfo, Joana Rodrigues, Bernardo Curto, Inês Oliveira, José Maria Martins, Madalena Oliveira, Tomás Severino, Pedro Miranda e Martim Reis.
Quanto à mesa do plenário é presidida por Beatriz Oliveira, tendo como vice-presidentes, Gonçalo Fernandes e Matilde Faria, e secretários Rodrigo Plácido e Martim Viola.
A equipa contará ainda com seis Gabinetes: a Coordenação da Comunicação Distrital, com a Maria Inês Martins e Patrícia Runa; a Coordenação Distrital do Ensino Superior, com o Paulo Pereira; Coordenação Distrital do Ensino Básico e Secundário, com Diogo Patrício; a Direção Distrital do Gabinete de Estudos, com Pedro Miranda; a Coordenação Distrital de Formação, com Martim Viola; e a Coordenação Distrital Autárquica, com Bernardo Narciso.
A cerimónia contou com a presença de Margarida Balseiro Lopes (vice-presidente do PSD), João Pedro Louro (secretário-geral da JSD), e de militantes e simpatizantes.
De acordo com um comunicado enviado à RTVON, no decorrer da cerimónia a vice-Presidente do PSD, Margarida Balseiro Lopes, recomendou aos jovens serem irreverentes e não terem medo de participar na sociedade com o conselho de que o papel da JSD é “ser a voz dos jovens junto do partido e não a voz do partido junto dos jovens”.
A presidente Raquel Lourenço evidenciou o lema da candidatura “Unir, Projectar e Inspirar” relatando que as prioridades eram “unir a juventude, projectar jovens quadros políticos, através da formação cívica e política e inspirar uma participação ativa no futuro do Oeste”.
Destacou ainda a vontade da distrital de melhorar as condições de educação, emprego, transportes e mobilidade, habitação e saúde, com iniciativas que defendam os direitos, interesses e aspirações dos jovens e assim aumentar o envolvimento na política, tornando-os agentes de mudança na sociedade.
Comprometeu-se a colaborar com as estruturas locais, para identificar as necessidades e preocupações, procurar soluções eficazes para os desafios que enfrentam e a reforçar os laços com outras distritais e organizações da JSD, de forma a ampliar a sua voz a nível local e nacional.
“A tomada de posse representa um momento importante para os jovens do Oeste, mostrando o compromisso e a paixão dos seus membros em mudar o futuro, tornando-o melhor”, acrescenta.
“A nova comissão política começa um período de renovação e empenho na luta pelos ideais da social-democracia e na construção de uma melhor Região”, conclui.