O vice-presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Rui Costa, renunciou ao mandato para o qual foi eleito pelo Partido Socialista (PS) em 2021.
“Só vou exercer as minhas funções de vereador desta Câmara Municipal até à próxima quinta-feira, dia 31 de agosto”, informou hoje em reunião pública do executivo.
Rui Costa será substituído por Cláudia Luís, sexta colocada na lista do PS para o executivo nas últimas eleições autárquicas, informou a autarquia numa nota publicada no site oficial do município.
Na nota publicada, a Câmara Municipal de Alenquer agradece a Rui Costa o “esforço e dedicação inexcedíveis do vereador nesta década de trabalho árduo em prol da comunidade e com progresso visível no concelho, que contou com a sua contribuição direta”.
“A competência e vontade de Rui Costa de fazer progredir o concelho ficaram patentes em várias obras importantes no concelho como a construção do Museu do Presépio e do Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição, a renovação do Museu do Vinho e das Piscinas Municipais, tal como a aposta acertada na revitalização das Festas do Império do Divino Espírito Santo, a que se juntou a chegada de Alenquer a Cidade Europeia da Vinha e do Vinho (2018) ou a classificação da tradição Pintar e Cantar dos Reis como Património Cultural Imaterial, com candidatura já submetida à UNESCO. A fundação do festival Alma do Vinho, o maior do setor na região de Lisboa, também teve o seu cunho. A nova edificação de escolas em Ota, Merceana e Cadafais só foi possível com a vontade expressa do vereador cessante e, com ele, a ocupação de tempos livres favoreceu milhares de crianças e manifestou ser um êxito na comunidade. Em 10 anos de legado, o associativismo mostrou-se agradecido a Rui Costa com o apoio contínuo a instituições desportivas e culturais, dotando também o concelho de uma agenda cultural estratificada e reforçada, de acesso livre à população”, sublinha o munícipio.
Na mesma nota, a autarquia não deu a conhecer qual a nova redistribuição de pelouros.
Nuno Miguel Henriques (PSD) e Ernesto Ferreira (CDU) desejaram boa sorte ao ainda vereador, enaltecendo o trabalho feito ao longo dos últimos 10 anos.
Rui Costa era apontado como eventual sucessor de Pedro Folgado na presidência da Câmara de Alenquer, que por limitação de mandatos não pode concorrer a novo mandato autárquico, deixa agora caminho livre, quer para o socialista João Nicolau ou quer para outra candidatura.