Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, voltou a ganhar “vida” com o STATIC – Festival de Estátuas Vivas que teve a sua 16.ª edição.
Nesta edição foram apresentados 46 trabalhos entre os dias 5 e 9 de setembro que decorreram à noite, na Rua José Pedro Lopes, tendo os melhores sido apurados para a final do mesmo, que se realizou no sábado, no Largo Jaime Batista da Costa.
Depois de 1.806 pessoas votarem nas suas performances preferidas, a estátua “Serpa Pinto” da autoria de António Moreira, foi a grande vencedora dessa final, ao arrecadar os prémios do público e menção honrosa do júri.
Ainda na ocasião foi atribuída a menção honrosa a “Fado” da autoria de Carlos Ferreira e Andreia Silva.
O prémio do júri foi entregue à performance “Uma mala cheia de nada” da autoria de Sandra Gomes e Andreia Gabriel.
Refira-se que concorreram também este ano no Static: Dirce Ferreira, Eduarda de Sousa, Inês Moreira, Júlio Martins, Lara Moreira, Luís Azevedo, Lydia Müller, Margarida Batista, Margarida da Costa, Maria Elvira Moura, Maria João dos Santos, Ricardo Mesquita, Susana Lopes, Teresa Barbosa e Weber de Carvalho. O evento contou ainda em 2023 com um trabalho alusivo ao Centenário do Carnaval de Torres Vedras, o qual foi apresentado na sexta-feira por João Brandão de Melo.
