Os três tripulantes do veleiro que naufragou hoje ao largo da praia Formosa, em Santa Cruz, concelho de Torres Vedras, acabaram por morrer, disse à Lusa o porta-voz da Marinha Portuguesa.
“Os óbitos foram declarados no local”, disse o comandante José Sousa Luís, em declarações à agência Lusa cerca das 13h00.
De acordo com o porta-voz, o veleiro, de bandeira dinamarquesa, tinha saído esta manhã da marina de Peniche com três pessoas a bordo.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa recebeu um alerta a “informar que um veleiro tinha naufragado a cerca de 1000 metros da praia Formosa”.
“À chegada ao local, constatou-se que tinham dado à costa alguns destroços, alegadamente da embarcação, e três náufragos, dois do sexo masculino e um do sexo feminino, todos sem coletes salva-vidas e em paragem cardiorrespiratória. Os elementos dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras iniciaram de imediato as manobras de reanimação”, informou a mesma fonte.



No local esteve uma embarcação salva-vidas de Peniche e um helicóptero da Força Aérea, que foram entretanto desmobilizados, depois da confirmação de que só seguiam três pessoas a bordo da embarcação.
O alerta para a ocorrência foi dado pelas 11h08 desta sexta-feira e no local estiveram 24 operacionais apoiados por oito veículos e um meio aéreo.
Lisboa, onde se situa o concelho de Torres Vedras, é um dos sete distritos de Portugal continental que está hoje sob aviso vermelho até às 15h00 devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com altura significativa sete a oito metros, podendo atingir a altura máxima de 14/15 metros.
Os restantes distritos são Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
Estes sete distritos voltam a estar sob aviso vermelho entre as 18h00 de sábado e as 12h00 de domingo, prevendo-se ondas de noroeste com sete a nove metros, podendo atingir altura máxima de 15/16 metros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera emitiu também aviso vermelho para os distritos de Faro, Beja e Setúbal entre as 06h00 e as 12h00 de domingo devido à agitação marítima, com ondas de noroeste de sete a oito metros, podendo atingir altura máxima de 14/ 15 metros.