O projeto Vila do Futebol, da Associação de Futebol de Lisboa (AFL), foi apresentado esta terça-feira.
A “Vila do Futebol” vai ser construída na Quinta do Munhoz, na freguesia do Milharado, no concelho de Mafra.
A construção desta obra estruturante para o futebol será dividida em três fases e o início das obras está marcado para o primeiro semestre de 2024.
Nesta primeira fase está prevista a construção de três campos de futebol (dois relvados naturais e um sintético) que deve estar finalizada em 2026, tendo também contemplada a instalação de uma delegação da sede da AFL.
Na segunda fase deverá decorrer entre 2026 e 2028 e contará com um pavilhão e um campo de futebol de praia.
Já a terceira e última fase, cuja construção está projetada entre 2028 e 2030, é a edificação de uma unidade de alojamento e mais dois campos de relva sintética.

Na apresentação, a autarquia de Mafra e a AFL celebraram um contrato em regime de comodato de cedência de uma parcela de terreno com uma área de 10 hectares, propriedade municipal, onde serão construídos os equipamentos.
Para o presidente da Câmara Municipal, Hélder Sousa Silva, a escolha do concelho de Mafra para acolher “este grande centro desportivo para todos os clubes de Lisboa” representa o reconhecimento da sua localização estratégica, bem como das condições de apoio disponibilizadas. O edil explicou que, nos termos do contrato, está contemplada a utilização das infraestruturas pelo Município a título gratuito e num total de 60 horas mensais, podendo este ceder a sua utilização às associações locais.
O presidente da AFL, Nuno Lobo, destacou que “esta é uma infraestrutura que vai responder a muitas necessidades da Associação e avançámos exclusivamente com capitais próprios”. Acrescentou que a “Vila do Futebol” estará “portas abertas a todos”.
O presidente da Federação Portuguesa de Futebol – Seleções de Portugal, Fernando Gomes, deu nota de que a ambição passa por resolver a lacuna das infraestruturas, tendo a Federação criado um fundo de financiamento para apoiar “cada associação distrital, uma academia”. Referindo-se à “Vila do Futebol” na Freguesia do Milharado, aditou: “De certeza absoluta que vamos ter aqui seleções nacionais a treinar e a disputar torneios”.

