Três freguesias da Região Oeste foram este ano identificadas como prioritárias para limpeza de florestas, no âmbito das medidas de combate aos incêndios rurais, segundo despacho ontem publicado em Diário da República.
As freguesias da Nazaré, Valado dos Frades e a União das freguesias de Lamas e Cercal (Cadaval) fazem parte desta lista, que engloba 991 freguesias.
“Para efeito da seleção das freguesias, mantiveram-se os critérios adotados desde 2022, que incorporam as componentes de perigosidade conjuntural de incêndio rural e de valor dos ecossistemas”, refere o diploma.
Como resultado, precisa o documento, “foram agora identificadas 991 freguesias (34% do número total), cobrindo 2.844.170 hectares de área total (32% da superfície de Portugal Continental) e englobando 1.983.590 hectares de espaços florestais (37 % da sua área total)”.
No despacho consta ainda que a fiscalização da gestão de combustível nestas freguesias prioritárias, é realizada entre os dias 1 e 31 de maio nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros), bem como, nos aglomerados populacionais.
Para as redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica, a limpeza terá de ser realizada entre 1 e 30 de junho.