A Associação Popular de Sobral de Monte Agraço deu início à construção da sua creche na Sapataria, um investimento de 1,1 milhões de euros para colmatar a falta de creches no concelho, disse o seu presidente.
Luís Soares afirmou à agência Lusa que a associação assinou esta quarta-feira com o empreiteiro vencedor do concurso o contrato para o início das obras, no valor de 1,1 milhões de euros.
“É um projeto estruturante para o desenvolvimento do concelho, porque a Sapataria registou um crescimento populacional, não tem creche, e a única existente no concelho e mais próxima é no Sobral e tem 59 vagas, por isso, há muita falta de oferta”, justificou o presidente da direção da associação.
A creche vai ter 73 vagas e vai ser erguida na antiga escola do primeiro ciclo da Sapataria, cedida pela Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço, através de contrato de comodato.
A empreitada agora consignada obrigou a associação a lançar três concursos públicos: os dois primeiros, que foram lançados em julho de 2022 (pelo valor de 851 mil euros) e maio de 2023 (955 mil euros), não tiveram concorrentes pela desatualização do custo face aos valores atuais do mercado, devido à inflação.
O terceiro concurso foi lançado em agosto de 2023, no valor de 1,2 milhões de euros.
O investimento é financiado em 533 mil euros pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES) do Instituto da Segurança Social.
Para o restante investimento, a associação contraiu um empréstimo bancário no valor de 540 mil euros.
O projeto é ambicionado desde 2019, mas foi sendo adiado devido a alterações no regulamento do PARES.
A empreitada vai decorrer durante 18 meses.