O monólogo “O Homem da Guitarra”, do Nobel da Literatura Jon Fosse, estará em cena na sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha, de 13 a 16 de novembro, numa reposição do encenador Tiago Moreira.
“Este é um monólogo que nos convida a refletir sobre o lugar do homem no mundo, a solidão, o amor à arte enquanto redenção, e a busca de sentido num mundo desconcertado”, considera o encenador e intérprete Tiago Moreira, que retoma a peça do norueguês Jon Fosse (Haugesund, 1959).
“O Homem da Guitarra”, que ficará em cena na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, companhia residente nas Caldas da Rainha, centra-se na figura de um músico de rua “deslocado no espaço por causa de uma mulher e aí fixado por causa de um filho”, sintetiza o Teatro da Rainha numa sinopse do espetáculo em que o protagonista se debate “com o frio do clima e das relações humanas, que redunda em desesperança e falta de pertença”.
Fernando Mora Ramos, diretor do Teatro da Rainha, citado numa nota às redações, considera tratar-se de uma peça “acerca dos inesperados da vida, das dependências, da precariedade e do sentido que um trajeto de vida possa concretizar”.
Num ambiente “intimista e melancólico” o ator e encenador Tiago Moreira, interpreta o monólogo que revela o “percurso dos fracassados numa sociedade talhada para o sucesso” ao longo de uma narrativa que leva o espetador a “aperceber-se das injustiças e do sentimento de desilusão” que inquietam o músico e das reflexões que o poderão levar a uma inflexão do percurso traçado e a uma mudança.
Publicada no mesmo ano de “O Filho”, que o Teatro da Rainha levou à cena em 2019, a peça “O Homem da Guitarra” explora algumas das obsessões do seu autor, o norueguês Jon Fosse, que começou a publicar em 1983, produzindo, desde então, romances, poesia, ensaio, livros para crianças, teatro.
É um dos autores contemporâneos mais representados na atualidade, assinando peças dirigidas por encenadores como Gunnel Lindblom, Claude Régy, Jacques Lassale, Thomas Ostermeier, Barbara Frey, Katie Mitchell, Patrice Chéreau, António Simão ou Fernando Mora Ramos.
Recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 2023.
“O Homem da Guitarra” estará em cena entre os dias 13 e 16 de novembro, na sala Estúdio do Teatro da Rainha, sempre às 21:30.