O Carnaval de Torres Vedras venceu o prémio da categoria “Best Festivity” (Melhor Festividade), nos Iberian Festival Awards que decorreu no sábado em Almancil, no Algarve.
Segundo a organização do evento, “a distinção é fruto da dedicação de milhares de foliões que, ano após ano, contribuem para o sucesso do Carnaval de Torres Vedras, que é caracterizado pela sua espontaneidade, onde se destaca a sátira carnavalesca, presente no monumento e carros alegóricos, matrafonas, associações carnavalescas, Suas Altezas Reais, cabeçudos, zés-pereiras, bombos, cavalinhos, grupos de mascarados, carros espontâneos e todos os foliões, atraindo milhares de visitantes de todo o país e além-fronteiras”.
Rui Penetra, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Promotorres, agradeceu a todos os que participaram na votação e contribuíram para esta conquista, afirmando que “O Carnaval é um evento Centenário, é das matrafonas, dos cabeçudos, da sátira política e social, onde os Reis são dois homens, dois ilustres torrienses e este prémio é de todos os foliões que fazem desta festa um evento único. Obrigado por ajudarem a trazer este reconhecimento para Torres Vedras!”.

Além do Carnaval de Torres Vedras estavam também nomeados a Feira de São Mateus, Alma do Vinho, Asalto ao Castelo de Vimianzo, Carnaval de Loulé, Expofacic, Feira Nacional de Artesanato, Festa do Marisco de O Grove, Festas do Mar e Monsantos Open Air.
A 9.ª edição dos Iberian Festival Awards, que decorreu no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil, reuniu centenas de agentes do setor dos espetáculos de Portugal e Espanha.
Ao longo da gala, foram entregues prémios das 26 categorias, destacando o talento, a inovação e o impacto dos festivais ibéricos.